Capivari:Prefeito Rodrigo assina convênios para construção de duas novas creches
Liberação é resultado do trabalho dos vereadores Gilceane Orosco Malto (DEM) e Júnior Pazianotto (PPS)
A oferta de vagas para crianças de zero a cinco anos na Rede Municipal de Ensino vai crescer a partir do próximo ano. O prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS), em encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), assinou convênios na manhã de segunda-feira, 29, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para a construção de duas unidades do programa “Creche Escola”.
O Jardim do Bosque vai receber uma das instituições de ensino. A outra creche será instalada em local ainda a ser definido. Um dos destinos pode ser a Santa Teresa D´Ávila, mas a área já tem em andamento uma proposta para construção de uma creche do Proinfância, programa do Governo Federal. Se o projeto se concretizar, a segunda unidade do “Creche Escola” deverá ser direcionada a outro bairro.
A liberação das obras é resultado do trabalho dos vereadores Gilceane Orosco Malto (DEM) e Júnior Pazianotto (PPS) junto ao Governo Estadual na busca por recursos e projetos para Capivari.
“A falta de vagas em creches é uma dificuldade da maioria dos municípios brasileiros. Essas duas novas unidades vêm para suprir a demanda que temos na Rede Municipal”, comemorou o prefeito Rodrigo, que teve a companhia da vereadora Gilceane na reunião de assinatura dos convênios.
A construção das creches ficará a cargo das secretarias de Estado da Educação e de Desenvolvimento Social, pastas responsáveis pelo programa. Cada unidade tem custo aproximado de R$ 2 milhões (incluindo o mobiliário). O município cederá os terrenos para instalação das unidades.
Gilceane lembrou da importância que a construção das creches terá para as famílias capivarianas. “Muitas mulheres trabalham e precisam deixar os filhos em creches, mas encontram dificuldades. Felizmente, o número de vagas começará a aumentar no município”, declarou a vereadora, que solicitou, há alguns meses, ao então secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia (atualmente secretário de Desenvolvimento Econômico), a inclusão de Capivari no programa.
No caso de Júnior Pazianotto, recentemente ele apresentou a necessidade de Capivari por novas creches ao presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Barjas Negri, que se comprometeu a trabalhar para que o município fosse contemplado pelo “Creche Escola”.
O vereador Tete Borsari postou nas redes sociais que é dele e dos vereadores do PDT a conquista ” Em evento hoje no Palácio do Governo, foi realizada a cerimônia de assinatura da creche-escola que nós conseguimos para Capivari. O Governador atendeu pedido intermediado pelo Deputado Rogério Nogueira.
Meu agradecimento aos vereadores do PDT , Valdir da Farmácia (foto), Tambuzinho (que não pode estar presente), e ao Deputado Rogério. Estamos felizes com a conquista.
Essa conquista deve ser destinada a região do Santa Tereza D’avila, Engenho Velho , São José e Santo Antonio.”
Polêmica à parte, quem sai ganhando são as mulheres trabalhadoras que estão aguardando as vagas para garantir seus empregos e a segurança de seus filhos.
Ao todo, o Governo Estadual anunciou a liberação de mais de 400 creches. A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes recebeu dezenas de prefeitos, deputados e também os secretários de Estado da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, e de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.