Salto: Estudo socioeconômico de estudantes vai auxiliar em proposta para o transporte intermunicipal

O resultado final do estudo socioeconômico que a Secretaria Municipal da Educação da Estância Turística de Salto realiza junto aos estudantes municipais que utilizam o transporte intermunicipal, vai servir como base para a sequência da negociação.

Com a necessidade de aguardar o término desse estudo, que tem previsão para ser entregue no início da segunda quinzena de agosto, o grupo de nove estudantes se reuniu na tarde do sábado, dia 13 de julho, na sala de reuniões do Paço Municipal com a secretária municipal da Educação, Milta Alves Ribeiro Maron e o secretário municipal da Administração, Wilson Roberto Caveden. Também participaram do encontro os vereadores Willhes Gomes da Silva (PT) e Edemilson Pereira dos Santos (DEM).

Antes de os estudantes revelarem os orçamentos que buscaram junto às empresas que realizam esse serviço, o secretário da Administração reforçou aos representantes que informem aos estudantes que todos os interessados no assunto precisam se conscientizar sobre o processo e que a posição do Prefeito Juvenil Cirelli (PT) é negociar até que uma posição seja encontrada.

Sobre o estudo, a secretária Milta informou que até o momento pouco mais de 400 estudantes foram cadastrados e revelou que os assistentes sociais e os estagiários que estão aplicando o questionário vêm enfrentando dificuldades para conseguir encontrar os usuários do transporte. “Em muitos casos as pessoas são encontradas, mas acabam apresentando documentos não compatíveis que precisam ser reapresentados”, explica.

A secretária revelou ao grupo que o estudo engloba questionamentos, a apresentação de documentos e observações que são feitas no local da entrevista.

Com base no que havia sido combinado na última reunião entre o Governo e os estudantes, os representantes buscaram junto as empresas de transporte que atuam na cidade, orçamentos com valores das viagens para os vários destinos onde esses alunos estudam. Entretanto, os estudantes revelaram ter encontrado dificuldade para obter esses valores.

Devido a isso, o secretário da Administração informou que vai buscar auxiliar o grupo nessa ação.

No mesmo encontro a secretária entregou os representantes uma lista com o nome e o destino de cada estudante que atualmente utiliza o transporte intermunicipal fornecido pela Prefeitura.

Assim como foi afirmado nas outras reuniões, os estudantes foram informados que a intenção da Administração não é cancelar 100% do transporte mas, sim, oferecer aos que comprovadamente precisam do serviço.

O caso

No início do ano o Ministério Público do Estado de São Paulo fez uma recomendação à Prefeitura da Estância Turística de Salto, para que a Administração passe a priorizar o investimento no ensino fundamental e infantil em detrimento ao custeio do transporte de 1.198 alunos que é oferecido pela cidade.

Ano passado a última Administração assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que trata da criação de vagas nas creches para que as crianças sejam atendidas. Com isso, a promotoria afirmou que pode questionar judicialmente o pagamento do transporte intermunicipal que a Prefeitura oferece, recurso que deveria ser usado para minimizar a falta das vagas.

Dados da Secretaria mostram que, atualmente, dos 1.680 alunos que vão para as universidades, faculdades e escolas técnicas das cidades de Campinas, Sorocaba, Jaguariúna, Piracicaba, Itu, Jundiaí, Santa Bárbara D’Oeste e Indaiatuba, 1.198 são isentos do pagamento, situação que gera um gasto anual de aproximadamente R$ 5 milhões.

FOTOS: IMPRENSA – Prefeitura de Salto