Salto:Plenária do Prefeitura no Bairro reuniu cerca de 70 pessoas no Bela Vista

Encontro Participativo foi realizado na noite de 26/7 no CEMUS I

Cerca de 70 pessoas se fizeram presentes no Encontro Participativo com o Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli (PT), na noite de 26/7, no Parque Bela Vista. O Encontro é uma das atividades do Programa Prefeitura no Bairro e tem o objetivo de apresentar o trabalho da Prefeitura, ouvir as reclamações e sugestões da população, assim como orientar os cidadãos sobre maneiras de se organizarem e participarem das decisões do Poder Público.

Juvenil apresentou o Secretariado presente no encontro, que também contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, vereador Divaldo Garotinho (PT), e seus parceiros de parlamento, Antonio Cordeiro dos Santos (PT), Edemilson dos Santos (DEM) e Zezinho Solano (PR).

A segurança foi apontada como principal problema do bairro, segundo a opinião da população. Cirelli destacou que a questão deve ser atacada não somente com ações de polícia, mas também com programas sociais, principalmente, os voltados para a juventude. O Secretário de Defesa Social, Cel Adilson Marinho, por sua vez, esclareceu que não houve diminuição no número de viaturas de patrulhamento, que atuam de noite.

O recapeamento das ruas de paralelepípedos ficou em segundo lugar entre os anseios dos moradores da região do Parque Bela Vista. O Prefeito esclareceu que a Administração vai priorizar as ruas de terra e que o recape das ruas de paralelepípedo da região exige um estudo mais aprofundado. “Não há pontos para a drenagem da água e se jogarmos asfalto sobre o paralelepípedo vamos penalizar os moradores da parte baixa do bairro”, observou. O Secretário do Meio Ambiente, João de Conti, aproveitou a oportunidade para solicitar a colaboração da população para a manutenção da limpeza nas margens do Córrego do Ajudante.

Na área da Saúde, a reclamação da população do Bela Vista refere-se, principalmente, à falta de médicos e demora para a realização de exames. Segundo a Secretária da Saúde, Cláudia Meirelles, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bela Vista já teve um incremento no número de consultas, que é resultado do remanejamento das agendas que está feito pela Prefeitura junto com os médicos.

A responsável pela Pasta da Saúde também informou a população sobre a mudança na agenda de atendimento para a coleta de amostras para exames, que passou a ser diária. Sobre o espaço físico da UBS do Bela Vista, Cláudia informou sobre a liberação de R$200 mil pelo Ministério da Saúde para a realização de melhorias no local.

Surpreenderam os representantes do Poder Público Municipal as manifestações dos moradores presentes a respeito da limpeza do bairro. Segundo eles, falta colaboração por parte da população. “Num dia a Prefeitura limpa e no outro já tem gente jogando lixo”, afirmou o Sr. João. A falta de manutenção da limpeza em terrenos particulares e manutenção de calçadas também foi apontada. “Os cadeirantes não têm como se locomover em tanto buraco”, observou a Sra Anália.

A revitalização da Praça da Vitória e a promoção de eventos culturais no bairro também foram solicitadas pelos moradores. Segundo o Secretário de Cultura, Marcos Pardim, a promoção da cultura nos bairros é um problema de toda a cidade. Ele informou sobre o início de um novo programa cultural em Salto, o “Cultura é +”, que uma vez por mês estará em um bairro diferente da cidade. Porém, frisou que o ideal seria a Prefeitura apoiar quem promove a cultura no bairro.

009