Santa Bárbara d’Oeste: Saúde promove capacitação sobre HIV e Sífilis

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas) e Educação Permanente em parceria com o Ministério da Saúde, promove a partir desta quarta-feira (04) “Capacitação para teste rápido de diagnóstico de HIV e teste de triagem para Sífilis”. O encontro ocorrerá na Faculdade Anhanguera.

O objetivo é ampliar o diagnóstico precoce e reduzir a transmissão vertical do HIV e da Sífilis, aumentando a cobertura e o tratamento adequado das gestantes com Sífilis e dos parceiros sexuais. As ações prosseguem até a próxima sexta-feira (6) e deverão contar com a participação de aproximadamente 40 profissionais, entre enfermeiros, dentistas e psicólogos da rede.

Serão ministradas palestras pela coordenadora do setor de psicologia no município, Solange Couto, médica infectologista do AMDIC, Drª. Lucy Pereira, coordenadora do Programa Regional GVE – Campinas de DST AIDS/HIV e Hepatites Virais, Shenia Liane Pimenta, coordenadora do Ambulatório Municipal de DST AIDS/HIV e Hepatites Virais de Santa Bárbara, Kelly Roberta Ferreira, e coordenadora do Programa Municipal de DST AIDS/HIV e Hepatites Virais de Paulínia, Marta Aguirre Brant de Carvalho.

Segundo Kelly, o objetivo é “diminuir o tratamento tardio, sequelas de doenças oportunistas e quebrar a cadeia de transmissão, além da implementação da Rede Cegonha no município, visando à eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho)”, explicou.