Capivari:Guarda Municipal firma convênio com a Polícia Federal

Com acordo, corporação agora poderá comprar novas armas, participar de cursos da Senasp e pleitear verbas do Governo Federal

A Guarda Municipal obteve na terça-feira, 20, a aprovação de convênio com Polícia Federal em cumprimento da lei federal 10.826/2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição.

É mais uma conquista histórica da administração Rodrigo [Abdala Proença, prefeito] e Vitor [Hugo Riccomini, vice-prefeito]. A Guarda Municipal existe desde 1937 e só agora firmou convênio com a Polícia Federal”, diz o secretário da Defesa Social, Gamaliel Lourenço de Souza.

De acordo com ele, o convênio permitirá que a corporação compre novas armas. “Assim que obtivemos a aprovação, já começamos a trabalhar para adquirir novo armamento. Será mais uma melhoria dentro desse grande processo de reestruturação da corporação que iniciamos em 2013”, afirma.

O acordo também facilitará, por exemplo, a participação da Guarda Municipal em cursos e treinamentos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça, além de permitir que a corporação pleiteie verbas do Governo Federal para aquisição de equipamentos.

O processo de liberação ocorre em três etapas e consiste no levantamento de documentos e informações. “A gestão passada tentou, mas o processo não teve andamento. Levantamos uma nova documentação, atendemos todas as exigências da Polícia Federal e agora conseguimos a aprovação”, explica Souza.

Convênio permitirá que a Guarda Municipal compre novas armas