Capivari:Prefeitura inaugura novo espaço da Biblioteca Municipal
“Tua vida é como um livro / O título corresponde ao teu nome / O prefácio é uma introdução ao mundo / As páginas são as crônicas diárias de teus esforços”. A leitura do poema “O Livro da Vida”, de Ernesto Coutinho Júnior, foi um dos momentos marcantes da inauguração da Biblioteca Municipal “João Batista Prata”, na manhã desta quarta-feira, 23.
O novo espaço destinado à Biblioteca, na rua XV de Novembro, 382, centro, foi totalmente reformado. A partir de agora, os mais diversos públicos terão espaço para leituras, encontros e estudos. Há um miniteatro para contação de histórias e apresentação de peças teatrais, onde serão desenvolvidos projetos pedagógicos em parceria com as escolas municipais. Uma unidade do Capivari Digital também está disponível no local.
“Um sonho realizado.” É assim que o secretário da Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza, definiu o momento. “Esse espaço foi diferenciado para a população. Hoje, você coloca o título na internet e o trabalho está pronto. Eu queria criar um espaço para que as pessoas voltassem a usar a Biblioteca”, disse. Piazza ressaltou, ainda, que o apoio dos funcionários da Secretaria foi fundamental na realização do projeto.
Para o vice-prefeito Vitor Hugo Riccomini (PTB), os investimentos em leitura não podem parar. “Só através do conhecimento, da leitura, do investimento em educação e na cultura é que vamos garantir um futuro promissor para nossa população”, afirmou.
O prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) lembrou que a inauguração marca os 110 anos de João Batista Prata e os 182 anos de Capivari. “É uma alegria abrir essa porta neste momento. É a porta do conhecimento, da transformação que um livro pode proporcionar na vida do cidadão. Este local contribui e muito para o desenvolvimento da Terra dos Poetas”.
A Biblioteca
Na sessão camarária de 2 de dezembro de 1948 foi promulgada a lei n° 60/1948 que dispõe sobre a instalação de uma Biblioteca Municipal. A criação se deu na gestão do então prefeito Miguel Simão Neto, em 10 de julho de 1959.
Ao todo, mais de 15 mil livros estão informatizados e à disposição da população. Existem outros títulos, ainda, que não estão informatizados. A Biblioteca possui obras gerais, obras de referência (dicionários, enciclopédias e livros de pesquisa), livros que relatam a história de Capivari, literatura e livros infantis, jornais, revistas e hemeroteca (recortes de jornais e folhetos).
Para fazer a inscrição, o usuário precisa levar um documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos ¾. Os atendimentos ao público são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, funcionando normalmente no horário de almoço. O e-mail para contato é biblioteca@capivari.sp.gov.br.