Mensurando as competências
A pesquisa sobre a mensuração de ativos intangíveis conhecidos como goodwills, especialmente o capital humano, que nesse trabalho chamo de competências essenciais, por mostrar as pessoas de maneira abrangente no local aonde passam a maior parte do seu tempo, isto é, o trabalho.
As organizações tem produzido uma infinidade de propostas de métodos e teorias nestes últimos anos.
Constata-se que do final do século XX e o início deste século à mensuração tem sido estudada com profundidade por muitos pesquisadores nos meios acadêmicos e empresariais.
Terá de superar um conjunto de limitações que impedem sua mais rápida expansão nos setores empresariais, onde muitas companhias embora conscientes de sua importância não mensuram e não tem noção da importância o seu capital humano.
Num artigo publicado por Sveiby em janeiro de 2001 a pesquisa sobre a mensuração de ativos intangíveis das empresas tem produzido uma infinidade de propostas de métodos e teorias nos últimos anos.
Sveiby fala ser possível distinguir quatro categorias de metodologias de avaliação, que ele, fazendo referencia a Luthy (1998) e Williams (2000), assim classifica:
- direct Intellectual Capital Methods (DIC): Estima o valor monetário dos ativos intangíveis pela identificação dos seus vários componentes que, quando estimados, podem ser diretamente avaliados de maneira direta ou como um coeficiente agregado;
- market Capitalization Methods (MCM): Calcula a diferença entre a capitalização de mercado de uma companhia e os ativos dos acionistas (stockholders’ equity) como o valor de seus recursos importantes ou ativos intangíveis;
- return on Assets Methods (ROA): A média das receitas antes dos impostos de uma empresa em um determinado período é dividida pela média de valor dos seus ativos tangíveis. O resultado é o ROA (Return on Assets – retorno sobre ativos), que é então comparado com a média do seu segmento;
- scorecard Methods (SC): Os vários componentes de ativos intangíveis ou do capital intelectual são identificados e os indicadores e os deslocamentos predominantes são gerados e relatados nos scorecards ou como gráficos.
Sendo assim, constata-se que existem vários modelos que buscam mensurar os ativos intangíveis e as competências essenciais das entidades.
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social
e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com