ESTRATÉGIAS EM ADMINISTRAÇÃO

Quero iniciar meu artigo contando uma pequena estória sobre a estratégia que ilustra minhas aulas sobre a mesma:

“Um velho vivia sozinho em Minnesota. Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito árduo.

Seu único filho, que antes o ajudava, estava na prisão.

O velho então escreveu a seguinte carta ao filho:

“Querido Filho, estou triste, pois, ao que parece, não vou poder plantar o jardim este ano”. Detesto isso porque sua mãe adorava a época do plantio depois do inverno. Mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar…

Com amor,

Papai”.

Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

“PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos”.

Às quatro da manhã, agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.

Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.

Esta foi à resposta: “Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento”.

Nada como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis.

É importante repensar as pequenas coisas que muitas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos.

Administrar estrategicamente é um processo continuado e que devemos fazer em toda nossa vida. Precisamos planejar nosso dia, nosso presente e também nosso futuro. Um bom futuro denota uma estratégia do passado e nos leva a boas caminhadas.

Nos dias atuais a concorrência nos faz repensar nossa estratégia em nossos negócios em todos os momentos e o que é sucesso hoje não é promessa de sucesso eterno.

Todo negócio demanda planejar o mesmo em longo prazo (planejamento estratégico), em médio prazo (planejamento tático) e em curto prazo (planejamento operacional).

Para isso precisamos planejar os recursos humanos, materiais e financeiros para que o nosso negócio seja competitivo e mais do que isso possa dar melhores resultados.

Com o planejamento não se pretende adivinhar o futuro. O bom planejamento existe para traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los e para isso precisaremos de capital intelectual (pessoas) com competências, habilidades e atitudes para que tanto o indivíduo quanto a organização obtenham os resultados de lucro e de satisfação, pois além do mesmo existe uma postura de ética e responsabilidade social.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com