HOMENAGEM AO POETA CAPIVARIANO RODRIGUES DE ABREU

No dia 26 de setembro, o Movimento Capivari Solidário, sob a Presidência de Maria José F. Antunes Cabrera, prestou homenagens ao Poeta  Rodrigues de Abreu, na Praça Dr Cesário Motta, em sua Herma.

 Herma esta, obra da Pintora e Escultora também capivariana, Tarsila do Amaral.

A abertura e a apresentação coube a Profª  Luci Waldmann que discorreu sobre a vida e obra do Poeta:

                “Rodrigues de Abreu, nascido em 27 de setembro de 1897, completaria 117 anos. Moço de origem humilde, tornou-se um grande poeta,  orador talentoso, ator e desportista. Foi centroavante do “Capivariano F.C.”, para o qual compôs o hino oficial. Fundou o “Grêmio Literário e Recreativo de Capivari”, encenando “Capivari em Camisola”, escrita por Epaminondas de Almeida, na parte em prosa e por ele nas passagens em versos. Os seus poemas foram publicados nos jornais  “Gazeta de  Capivary” e “O Município”.
              O primeiro livro deveria ter sido “Folhas”, porém por causa  das dificuldades de publicação e o interesse de seu primeiro editor (Amadeu Castanho, redator da “Gazeta de Piracicaba”) de publicar o que o jovem escritor desejasse, surgiu “Noturnos”. Trabalhou com o amigo Amadeu Amaral na Revista “A Cigarra”, em São Paulo, em 1921 e em 1922 foi para Bauru. Dois anos depois teve que ser internado em Campos do Jordão, devido à tuberculose. É nessa época que lança “A Sala dos Passos Perdidos” e passa a assinar “Rodrigues de Abreu” por sugestão de Amaral. Faleceu em 24 de  novembro de 1927, em Bauru”.

                Em seguida, para abrilhantar ainda mais este momento, os alunos da ECAP Profª Terezinha de Jesus Macluf participaram em dois momentos:

– Declamação do Poema “Minha Vida” de Rodrigues de Abreu pelas alunas Júlia e Laura.

                – Apresentação belíssima da “9ª Sinfonia de Bethoven” acompanhamento percussivo e  de flauta doce numa mistura de ritmos do erudito com o baião sob a regência do Prof. Adriano Pascoal.

               Para encerrar, a colocação de flores na Herma de Rodrigues de Abreu, pela Presidente Maria José F. Antunes Cabrera.

                Em nome do Movimento Capivari Solidário queremos agradecer  aos Secretário da Educação Prof. Nadir Assalin e Alexandre Della Piazza pelo apoio.

                Agradecemos a presença do Assessor do Secretário da Educação Prof.  Luís Roberto Pilotto, da Supervisora de Ensino Profª Marisa da Silva Nogueira, da Diretora Profª Cleideinês Carrara Milaré, a Coordenadora  de Oficina Profª Camila de Almeida Ortolani e da Poetisa Solange Hoppe Padilha.

Homenagem do Movimento Capivari Solidário a Rodrigues de Abreu

Homenagem do Movimento Capivari Solidário a Rodrigues de Abreu