O Que é uma Organização?

Arranjos sistemáticos de pelo menos duas pessoas que cumprem papéis formais e compartilham um propósito comum. Todas as organizações possuem três características em comum.

 Em primeiro lugar, cada uma tem um propósito distinto, normalmente expresso em termos de metas. Em segundo lugar, cada uma é constituída de pessoas. Em terceiro, cada uma desenvolve uma estrutura sistemática que define papéis formais e limita o comportamento de seus membros.

Por que Temos Organizações? As organizações são mais eficientes do que indivíduos agindo independentemente. Isto pode ser ilustrado pelos conceitos de mercados e hierarquias.

Os mercados alocam recursos com base na barganha de preços entre compradores e vendedores individuais. Entretanto, quando as transações se tornam complexas demais ou são insuficientemente definidas, a especialização e os sistemas de informação minimizam os custos.

Portanto, as hierarquias quase sempre são mais eficientes e substituem os mercados mediante a alocação de recursos por meio de regras e relações de autoridade.

Um elemento fundamental da administração consiste no trabalho com pessoas e, por isso, os gerentes eficazes entendem e prevê o modo como às pessoas se comportarão nas organizações.

Estreitamente ligado à psicologia e às ciências sociais, o comportamento organizacional é o estudo sistemático de como as pessoas se comportam nas organizações: por exemplo, desempenho (produtividade ou absenteísmo) e atitudes (satisfação no cargo e lealdade).

Administração não é sinônimo de comportamento organizacional; o comportamento organizacional é isto sim, uma ferramenta da administração.

Administrar é a arte de fazer coisas com e através de pessoas e fazemos isso nas nossas organizações, e por isso elas são fundamentais em nossas vidas.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com