As Habilidades Gerenciais

As habilidades e comportamentos cruciais ao sucesso em um cargo gerencial podem ser classificados em habilidades gerais e habilidades específicas. Os gerentes eficazes precisam praticar as quatro habilidades gerais seguintes:

• Habilidades conceituais dizem respeito à aptidão mental para analisar e diagnosticar situações complexas.

• Habilidades humanas incluem a capacidade para trabalhar em equipe, entender e motivar as outras pessoas.

• Habilidades técnicas significam conhecimento especializado ou experiência.

• Habilidades políticas referem-se à capacidade para construir uma base de poder e fazer contatos corretos.

 

Os gerentes eficazes precisam praticar as seis habilidades específicas seguintes:

• Controlar o ambiente e os recursos da organização tomando decisões preventivas.

• Organizar e coordenar em torno de tarefas e relações interdependentes.

• Tratar as informações identificando problemas para tomar decisões e comunicá-las.

• Provisão de crescimento e desenvolvimento para si e seus funcionários.

• Motivação dos funcionários e administração de conflitos no trabalho.

• Solução de problemas estratégicos por meio da tomada de decisões e do incentivo às decisões por parte dos seus funcionários.

 

Estudando a relação entre o processo de decisão e a administração eficaz, o prêmio Nobel Herbert Simon afirma que tomar decisões é sinônimo de gerenciar. A abordagem da tomada de decisões analisa o trabalho do gerente e faz perguntas como as seguintes: de que forma os gerentes identificam problemas? São eles racionais e desprovidos de preconceitos? Como tomam decisões em condições de incerteza?

Os gerentes são catalisadores para a mudança e administram o processo de mudança. A abordagem do agente de mudança passou por três fases de evolução.

1.  Nos anos 1950, os gerentes concebiam e executavam programas de mudança planejada.

2.  Nos anos 1980, os gerentes utilizavam a TQM para a mudança e a melhoria contínua.

3.  No século XXI, os gerentes precisam implementar mudanças abruptas, radicais.

 

A abordagem do gerente-como-agente-de-mudança é compatível com o mundo inconstante do trabalho. Os gerentes precisam adaptar-se à mudança e iniciá-la no interior de suas organizações. Os gerentes modernos devem ser especialistas nas seguintes habilidades: prosperar no caos, ser treinador, delegar poder aos funcionários, compartilhar informações e ter sensibilidade às diferenças.

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com