Pontos a ponderar: Mudanças nos benefícios sociais…

  As mudanças  dos direitos  sociais sinalizam  cortes  de gastos pelo  governo  Se por um lado , estes cortes levam uma economia .estimados em R$ 18 bilhões  em benefícios sociais … Por outro, o cortes afetam  a trabalhadores e estudantes , tornando  mais  difícil  ao seu  acesso . Apontando  uma economia com letargia  e sinais claros  de  desaceleração  econômica .

  Como  funcionam  as regras : 

    Mudanças nas regras dos benefícios sociais dos  trabalhadores :   

   O seguro  desemprego   só  será liberado  após 18 meses  de trabalho , o Abono salarial  só após  6 meses de trabalho . O pescador  só  receberá  o “seguro –defeso” após 3 anos de carteira assinada ,e 1 ano de contribuição para o INSS. E, eles não poderão ter outros benefícios.

   No caso de pensão  por morte , o cônjuge  receberá  a pensão  se tiver 2 anos de contribuição com  o INSS  ,e 2 anos de união estável /casamento . o cônjuge receberá 50% do salário  , mais 10% por dependente … Porém na faixa de idade abaixo de 44 anos, não terá o  direito do beneficio vitalício . No caso de auxílio-doença, mudou  também  .. Só após 30 dias  de afastamento ,  mas o primeiro pagamento  será feito pelo empregador .

   Mudanças nas regras dos benefícios  aos estudantes :

    Para os estudantes que  fez os exames do Enem  e tem a intenção de conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni ,as bolsas de estudos  não serão mais de 100% ,serão de 50% .  Podendo  pagar o restante com  Fies( empréstimos  a juros mais baixos ) , tem que alcançar 450 pontos  no Enem  e não ter Zerado em Redação . Não poderão ser feitas transferência de instituição  ou curso ,neste tramite … 

    Realmente, dificultou o acesso aos benefícios. Em outras palavras , cortou gastos ,para “”economizar” R$ 18 bilhões , porém ,mostrou que o Brasil vive “uma letargia econômica aguda ” ,e uma administração frágil , o que é pior ..em vez de fomentar a economia direcionando para o crescimento … cortar é tentar matar o crescimento e a inflação a grito … não resolve o problema ..cria mais um … mas, o que faria o outro candidato ? … fica uma incógnita !!? ..está difícil de acreditar .. que alguém faria algo realmente sensato…

    O jeito é aposentar aos 70 anos !!!! não tem fator previdenciário .. não tem corte .. mas a disposição e a vida saudável fica mais limitada … Usufruir a aposentadoria para passear nas farmácias e médicos, para viver um pouco mais …  Quanto aos estudantes, terão  que pagar   50%   com  o Fies ,após  graduar … e o emprego !!!? 

  Sabemos que mudanças  tem que ser feitas …mas ,  tem muitos pontos  de gastos e desperdício de dinheiro  a ponderar  em obras  públicas ,corrupção em nível  elevado , em todos os níveis de governos , excessos  de  “gorduras “ dentro do setor publico.. Que  poderiam ser  redirecionados ..  o setor  de benefícios sociais  tem que ser visto com  muito  cuidado  e atenção  . Podemos ter tempos de muitas dificuldades  e  acirramento  dos desajustes   sociais … Num pais onde a  diferença entre  a riqueza e a pobreza  é completamente distorcida na divisão  do bolo econômico do PIB.   Fica aqui, uma reflexão  para  o leitor  e a todos os agentes econômicos ,neste tópico de atualidade .