BENCHMARKING
É uma metodologia desenvolvida e aplicada, que compreende um banco de dados com mais de 800 fábricas em todo o mundo.
Este banco de dados vem crescendo continuamente com uma forte dimensão internacional, através de desenvolvimento de uma rede de instruções e suporte ao desenvolvimento industrial, universidade e escolas internacionais de gestão.
Benchmarking é um processo de pesquisa que permite os administradores comparações de processos e práticas companhia-a-companhia para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível superior ou a vantagem competitiva.
Ao contrario de outras ferramentas de planejamento, o benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas próprias operações ou indústrias, por fatores chaves que influenciem a produtividade e os resultados.
Essa filosofia pode ser aplicada a qualquer função, o que geralmente produz melhores resultados quando implantado na companhia como um todo.
Surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. A necessidade de oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua. É preciso vencer os paradigmas dos processos.
Foi empregado por primeiro pela XEROX para enfrentar o desafio competitivo japonês dos anos 70. Isto desperta o desejo de ser o melhor dos melhores.
É o estudo que compara o desempenho e a excelência com a concorrência, objetivando uma posição de liderança e qualidade.
Estes estudos devem identificar serviços e processos de outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos, e incorporar tal conhecimento, quando aplicável á seus processos e serviços.
A competitividade mundial alimentou acentuadamente nas últimas décadas. Sempre que uma organização esteja planejando, ou sofrendo, grandes mudanças em suas estruturas ou em suas operações, o benchmarking, se torna necessário, pois as informações precisam ser o mais correta possível para se reformular a organização.
Uma empresa precisa aplicar o benchmarking porque deseja atingir uma capacidade competitiva de nível internacional, e assegurar a sua sobrevivência no mercado globalizado.
A identificação das melhores empresas do mercado esta sendo feita através do colhimento de informações de empresas líderes. Ele examina múltiplos setores, em busca de práticas inovadoras, não importando qual a sua fonte.
E implanta em sua organização não copiando pela simples cópia, mas sim de maneira inovadora e empreendedora (Inopreneuer, conceito disseminado por mim em artigos anteriores).
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social
e-mail: robson.paniago@fgv.br e administracao@facmaxplanck.edu.br