Capivari:Inscrições para o “Projeto Jovem Hacker” iniciam hoje 06/03
A secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da diretoria de Inclusão Digital, em parceria com o Instituição Federal de Educação (IFSP) abre inscrições para o “Projeto Jovem Hacker”. O coordenador do projeto e professor do instituto, Alexandre Garcia Aguado, percorrerá as escolas do município divulgando o curso aos alunos que, na oportunidade, poderão se cadastrar. As fichas de inscrições também podem ser preenchidas a partir de hoje até 13 de abril, na unidade do Capivari Digital no bairro São João, Rua Sete, n° 21, local em que o projeto será desenvolvido.
O objetivo do projeto Jovem Hacker é auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e esteja melhor preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na sociedade. No projeto buscamos compartilhar e construir conhecimento sobre cultura digital, software livre, recursos e dados abertos, e o trabalho colaborativo.
O empoderamento tecnológico vai de encontro a noção de e “usuários”, dependentes de um sistema tecnológico cada vez mais complexo, fechado e ubíquo, sem entender seu funcionamento, nem tendo autonomia para interferir em seu funcionamento. Focamos em incentivar esses jovens, particularmente mulheres,para que possam incorporar novas ferramentas em áreas de atuação já consolidadas (como o jornalismo, educação, ou desenvolvimento de sistemas).
A formação do Projeto Jovem Hacker está distribuída em módulos, e tem seu foco no aprendizado através de projetos práticos e colaborativos. Tomamos como base a noção de end-user programming, focando a formação em atividades relacionadas ao remix,mashup e reuso. Não buscamos formar exímios programadores, mas tinkerers, ou “fuçadores” que possam entender os princípios dos códigos de computadores, customizar, modificar e criar em cima de códigos e programas existentes. Acreditamos que jovens podem se sentir motivados a entender o quê acontece com os programas que usam, particularmente quando desenvolvem a capacidade de modifica-los. O Jovem Hacker, é portanto, um experimento em formação. Adotamos alguns preceitos básicos, focados em uma ética hacker: o uso de software livre, o compartilhamento livre de código, e o trabalho colaborativo, aberto.
O projeto Jovem Hacker é uma iniciativa do NIED (Unicamp) e do Coletivo Revoada. Em 2015, o projeto está sendo conduzido em duas cidades (Campinas e Capivari) com experimentações e currículos distintos, mas com planejamento conjunto.
A Edição Capivari do Projeto Jovem Hacker esta sendo realizada como uma ação de extensão do Instituto Federal de São Paulo – Campus Capivari, tendo como destinatários diretos, alunos do nono ano das escolas públicas de Capivari.
Em consonância com outras edições do Projeto Jovem Hacker, esta edição tem como objetivo principal auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e se empodere dos rumos da nossa sociedade, exercitando o protagonismo peculiar a juventude através de praticas colaborativas e de partilha, tendo como norteadores os movimentos pela cultura digital, software livre, hardware livre, dados abertos e o trabalho colaborativo.
Para que este objetivo seja atingido, os adolescentes participantes do projeto, passarão por um caminho de formação composto de quatro módulos:
Módulo 1 – Introdução ao computador e a lógica: Construindo o meu computador;
Objetivo: Propiciar aos participantes o entendimento sobre o funcionamento do computador tanto em nível de hardware quanto software. Esta experiência é trabalhada de forma prática, onde cada aluno monta seu próprio computador e instala o seu sistema operacional. Este computador é utilizado por ele ao longo de todo o curso. Quanto aos conhecimentos de lógica, alguns exercícios com Scratch ou PyGames ajudam os alunos a entenderem a lógica computacional em seus níveis.
Módulo 2 – Redes de computadores e a Web: Conectando-nos com o mundo!
Objetivo: Introduzir os participantes no mundo da internet e das redes de computadores. Neste módulo, os participantes constroem a rede de computadores do Telecentro, experimentando na prática os conhecimentos adquiridos. Uma vez conectados uns aos outros e na internet, chega o momento deles compreenderem melhor como funciona a Web, cercada por seus navegadores, servidores e suas linguagens (HTML, CSS, PHP, etc).
Módulo 3 – Desenvolvimento de projetos e aplicativos: Autores e Protagonistas!
Objetivo: Aprimorar os conhecimentos sobre desenvolvimento de software iniciados no módulo anterior, permitindo que eles entendam que são autores perante as tecnologias e não meros receptores. Desenvolvem-se aqui noções gerais das linguagens que compõe a web (HTML, CSS, JavaScript, PHP, Python), de forma prática, onde cada participante pode desenvolver seu próprio site com os conhecimentos adqueridos ao longo dos encontros.
No módulo 3 os participantes irão compreender melhor conceitos relacionados ao desenvolvimento de softwares livres e a importância desse tema para a autonomia em relação a tecnologia. É apresentado aos participantes sistemas de compartilhamento de código e desenvolvimento colaborativo como o GitHub por exemplo. Discutisse aqui a lógica de desenvolvimento partindo do remix e reuso de código existe em contraste com o desenvolvimento tradicional.
Módulo 4 – Solucionando problemas da nossa comunidade: As tecnologias a serviço da Comunidade!
Objetivos: Contribuir para a comunidade local, assim como aprimorar nos participantes o desejo de serem participantes ativos em suas comunidades, identificando problemas, analisando de forma colaborativa e galgando soluções que melhorem de fato a vida da sociedade. Neste módulo os participantes identificam problemas cujo quais, podem ser solucionados ou amenizados através das tecnologias aprendidas ao longo do projeto. Esses problemas são discutidos junto ao grupo, soluções são pensadas e executadas. Ao final, as pessoas da comunidade são convidadas para um Workshop de exposição das soluções criadas pelos participantes do projeto. Este módulo prevê também a execução de um Install Fest, onde os participantes podem ter a oportunidade de partilhar os conhecimentos adquiridos com seus familiares, amigos e vizinhos através de breves oficinas, suportadas também pelos bolsistas e docentes.
Todas as etapas do Projeto Jovem Hacker – Edição Capivari envolvem localmente discentes bolsistas do IFSP, docentes e técnico-administrativos, que juntos com o público-alvo buscam desenvolver um ecossistema de colaboração, interagindo diretamente com o coletivo Jovem Hacker em um planejamento conjunto com a ediçãoEdição Cultura Digital – Campinas/SP.
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