Capivari:Ambulatório de Prevenção e Tratamento de DST/HIV/AIDS realiza palestra para Programa Ação Jovem
A psicóloga, Rita de Cássia Mattar, do Ambulatório de Prevenção e Tratamento de DST/HIV/AIDS, realizou na última semana uma palestra para os participantes do Programa Ação Jovem da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o intuito de informar e orientar os jovens de 15 a 24 anos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST), prevenção, tratamento e identificação.
A contaminação das DST ocorrem em todas as idades, por isso, a utilização de preservativos é primordial. No Brasil, a maior incidência é dos 15 aos 49 anos, faixa etária compreendida pelo Programa.
O Programa Ação Jovem, do Governo Estadual, objetiva promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica e a oferta de atividades complementares, com foco na preparação para o mercado de trabalho.
O público-alvo são jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, com ensino fundamental e/ou médio incompleto e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“A parceria entre a Secretária da Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social nesta palestra é importante para orientar e prevenir. A conversa com a especialista é muito importante para sanar as dúvidas dos jovens.”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social .
Após a explanação da psicóloga foram ofertados preservativos femininos e masculinos, além de um folheto explicativo aos participantes. A coordenadora do Ambulatório de Prevenção e Tratamento de DST/HIV/AIDS, Liliane Curtolo da Cruz, explica que o setor está sempre pronto para atender as solicitações de forma gratuita em empresas, escolas e creches.
“O conhecimento aliado a prevenção é o melhor caminho para combater as doenças sexualmente transmissíveis. Nosso objetivo é informar e retirar os preconceitos que existem em torno do assunto”, declara a psicóloga e palestrante, Rita de Cássia Mattar.