Capivari:Canil da Guarda Civil trabalha para melhoria na segurança na Cidade
s seis cães recebem o treinamento de faro para localização de entorpecentes e detenção. O trabalho é feito por guardas que também estão presentes em eventos para o controle de multidão e realizam trabalhos sociais em escolas do município.
Há um ano, o Canil da Guarda foi instalado em Capivari para dar mais agilidade e garantir mais segurança à população. “O nosso principal objetivo é servir e apoiar a Polícia Militar e Civil, cuidando sempre da segurança dos moradores. Com os cães nós temos mais eficiência e diminuição do tempo de ação podendo assim atender um maior número de ocorrências”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Gamaliel Lourenço de Souza.
Atualmente, o setor conta com seis cães que recebem treinamento de quatro guardas de faro para localização de entorpecentes e detenção. Além disso, é realizado trabalho social nas escolas, como apresentação aos alunos que participam do Promad, e controle de multidão em eventos e campeonatos esportivos.
O trabalho é realizado de forma mais eficaz e rápida. Segundo o secretário de Segurança Pública, um cão equivale a 10 guardas. Para se ter uma ideia, o ser humano possui 5 milhões de células olfativas e o cachorro possui 250 milhões, além de terem uma audição e visão mais avançadas.
O guarda Sunstein deu como exemplo uma ocorrência em que o cão, treinado por eles, apontou a localização de entorpecentes dentro de um colchão. “Nunca nós iríamos chegar em uma residência e rasgar um colchão, mas como foi apontado por ele fizemos e localizamos uma grande quantia de drogas. Devido ao faro apurado, eles conseguem apontar entorpecentes em locais inimagináveis. Para se ter uma ideia, enquanto nós seres humanos identificamos o cheiro de um bolo de fubá, eles conseguem separar o odor da farinha de trigo, dos ovos, do leite e demais ingredientes”, contou.
O Pastor Alemão, que atende pelo nome de Argon, é o novo integrante da corporação da Guarda Civil. Outros dois cães, que antes faziam parte do Canil, foram doados devido a idade dos animais, sendo eles um Rottweiler e um Pastor Alemão. De acordo com Cardoso, para a doação primeiramente é analisado se algum guarda tem interesse no cão para depois abrir a oportunidade para mais pessoas. Para os guardas, este momento da aposentadoria do cachorro é complicado, pois o laço criado é forte, devido aos inúmeros momentos passados juntos. “Nós criamos um afeto muito grande com os cães, pois passamos muitas horas por dia com eles, ensinando e aprendendo”, disse Cardoso. A ligação entre cachorro e guarda é visível pela proximidade entre eles e as brincadeiras contínuas.
Treinamento
O treino é realizado de 30 a 40 minutos por dia, mas esse período pode ser reduzido com o passar do tempo. Um cachorro pode começar a receber treinamento a partir dos 45 dias de vida e leva cerca de 1 ano e meio para estar pronto para servir a Guarda. A aposentaria ocorre em torno dos 8 anos de idade.
Os guardas explicaram que, para o treino de faro, por exemplo, são utilizadas várias caixas, sendo que uma contém odor de entorpecente. Quando o cão localiza a correta ele é premiado com uma bolinha. Logo o animal associa o encontro do odor com algo bom.
Todo o treinamento é feito com comando em alemão e quatro cães tem dupla função, de faro e mordida.
Melhorias
O Canil não é a única novidade da Guarda Civil, pois a corporação tem recebido uma atenção especial da Prefeitura de Capivari. Somente nos últimos dois anos foram realizados melhorias e investimentos, como: aumento da frota veicular, renovação do fardamento, cursos de qualificação e o concurso público que incorporará mais 20 membros à guarda.