Capivari: Exames de ultrassom no Posto Central passam a ser realizados com novo aparelho Doppler
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Posto de Saúde Central recebeu a instalação do Aparelho de Ultrassom Siemens Doppler, no valor de R$ 100 mil reais. A conquista foi possível devido a uma solicitação realizada pelo vereador, Bruno Barnabé, ao deputado, Cauê Macris.
A application da Siemens, Aline Prado Farias, realizou a instalação e o treinamento no espaço climatizado, que com o novo aparelho passa a atender semanalmente cerca de 140 pessoas, média 40% superior aos atendimentos realizados com o ultrassom anterior.
O Doppler é uma função da ultrassonografia que permite a detecção e avaliação de estruturas em movimento, em especial, do fluxo sanguíneo. Ele fornece imagens dinâmicas, em tempo real, de diversas partes do corpo, sem usar nenhuma radiação e sem apresentar efeitos colaterais, possibilitando e contribuindo para o diagnóstico de várias patologias. Na gestação, o exame ajuda a determinar se os principais órgãos do feto estão sendo bem irrigados e com oxigenação normal, além de avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração, como destaca o Dr. Arnaldo Nacarato. “ Com o novo aparelho é possível diminuir o sofrimento fetal intrauterino. O Posto de Saúde Centralhoje se equipara aos melhores consultórios de saúde da cidade”.
A secretária da Saúde, Eliane Piai destaca a a realização de novos exames e a modernização dos já existentes como como ultrassom abdominal, carótidas e vertebrais artérias, veias, mamas, região pélvica, transvaginal, vias urinárias e tireoide. Anteriormente os paciente que precisavam de exames doppler, eram encaminhados a Piracicaba, Limeira e outras cidades da região.
“É gratificante acompanhar o crescimento de Capivari e a evolução tecnológica dos aparelhos oferecidos a população na cidade. Agradeço ao vereador, Bruno Barnabé, e ao deputado, Cauê Macris, pois este equipamento só vem para somar e melhorar ainda mais o atendimento no nosso município”, finalizou, o prefeito Rodrigo Proença.