Visão e a Missão
O estabelecimento da Visão é considerado como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.
A Visão está relacionada às aspirações futuras da organização, em termos dos objetivos que ela pretende atingir, que devem ser envolventes e ambiciosos para motivar as pessoas da organização.
Visão é pensar a organização em longo prazo e dizer o que ele será lá na frente.
A Missão da Empresa é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, são estabelecidas a razão de ser da organização e o seu posicionamento estratégico.
Ela deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo, e não em termos de oferecer algum produto ou serviço.
Ela sintetiza sua linha de atuação e direcionamento. Ela precisa ser operacional; caso contrário, não passa de boas intenções.
Uma declaração de missão deve focalizar aquilo que a empresa tenta realmente realizar, de forma que cada um na organização possa dizer: Esta é minha contribuição para a meta.
A declaração de missão define o propósito de uma organização e fornece orientação aos gerentes e funcionários.
Responde perguntas como as seguintes: “Em que ramo estamos?” e “O que estamos tentando realizar?” Todas as organizações possuem forças e fraquezas.
Uma declaração de missão clara pode ajudar a organização a concentrar forças em suas vantagens competitivas. Peter Drucker, um dos maiores gurus da Administração disse que a missão e a visão devem trazer melhorias para a organização.
Mais do que isso, Peter diz que: “Devemos nos concentrar em nossos pontos fortes e explorá-los cada vez mais”.
Isso faz sentido num mundo de muitas mudanças e de necessidades de pessoas e organizações competentes, eficazes e eficientes.
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social