Rafard: Prefeito Cesar Moreira é reconduzido ao cargo, mas continua isolado.
O Prefeito Cesar Moreira que tinha sido afastado do cargo pela Câmara de Vereadores de Rafard, ganhou nesta tarde, através do judiciário, o direito de retornar ao cargo de Prefeito do Município.
Embora ele tenha conseguido voltar, parece que ele continua isolado, pois a forma como ele foi retirado do cargo, indica que ele não tem nenhum aliado de confiança na Câmara Municipal, pois todos os 9 (nove) vereadores votaram favoráveis pela aceitação do pedido de cassação protocolado pelo munícipe Leandro Bochio.
O vice-prefeito que é do PPS também deu sinal de que não merece a confiança do Prefeito, pois ele que era detentor do cargo de confiança de Diretor Municipal de Serviços Públicos, ajudou a articular a sua condução no lugar do chefe do Executivo, na segunda feira passada ele correu e pediu exoneração do cargo de Diretor para poder assumir a prefeitura no lugar do Prefeito Cesar Moreira.
O vice está mais alinhado com o ex-presidente da Câmara, Rodolfo Minçon do que com o Prefeito, durante todo o corre – corre para entrar no lugar do Prefeito os dois estavam juntos.
A população que compareceu em peso na Câmara, também mandou seu recado para o Prefeito, dizendo que estão descontentes com a sua forma de governar e de tratar as pessoas, com falta de respeito, truculência, brutalidade e grosseria.
A decisão da juíza autorizou apenas o retorno do Prefeito ao cargo, mas a possibilidade dele ser cassado ainda existe, pois a Comissão Processante da Câmara continuará apurando a denúncia de improbidade politico administrativa. Se depender dos membros da comissão ele corre um risco grande ser cassado, pois os três integrantes da C.P. são desafetos declarados do Prefeito.
Se ao final do processo de cassação ele entenderem que o prefeito cometeu mesmo crime de improbidade, eles podem cassar o seu mandato, se este for o caso o prefeito poderá entrar com novo pedido para que o judiciário analise e julgue o caso.
Depois de todo este alvoroço, uma coisa é certa, o prefeito provavelmente não reconduzirá o vice no cargo de diretor, pois houve quebra da confiança, os indicados do vice correm o risco de serem mandados embora; os advogados da prefeitura terão que correr para mudar a lei que deu início no processo de cassação.
A Câmara terá que alterar o artigo 91 da Lei Orgânica Municipal, pois nas palavras da juíza “ (…) tal como indevidamente prevê a Lei Orgânica do Município de Rafard, no seu art. 91. Esta parte da Norma é inconstitucional, pois afronta Lei maior.
Aos munícipes rafardenses resta esperar e aguardar o desfecho dos próximos capítulos desta novela de interesses particulares das autoridades da cidade coração.