Capivari: Após diversas reclamações, Prefeitura Municipal esclarece o aumento no valor do IPTU.
Após diversas reclamações de munícipes que receberam o carnê do IPTU com até 400% de aumento, a Prefeitura de Capivari informa por meio de nota que o Imposto Predial Urbano (IPTU), não sofreu aumento real em 2016, e sim uma atualização inflacionária de 10,68%, que é o total acumulado em 2015.
A prefeitura informa também, que desde 2013 vem realizando trabalho de regularização de imóveis via foto aérea, atualizando o número de casas e terrenos o que pode ter elevado o valor de alguns contribuintes, já que dessa vez o valor veio correto segundo a Prefeitura.
No total, 4.868 imóveis foram regularizados. Com essa regularização, quem já paga o imposto da forma correta, recebeu um desconto de 20% na taxa de lixo. Tal desconto foi prometido pelo Prefeito Rodrigo Proença em redes sociais, após a população ficar um dia sem coleta de lixo este ano, que segundo o Preito a parada teve relação com o estudo que culminou no aumento para uns e redução para outros.
Apesar, das explicações, os munícipes reclamam, segundo eles não foram notificados do aumento, nem da nova forma de pagamento. Dessa vez o pagamento é sequencial, antes pagava-se um mês, pulava o subsequente e pagava-se o próximo mês até a termino das parcelas para quem optou por parcelar.
Quem quiser tirar dúvidas ou saber mais, pode procurar o setor de Cadastro, localizado no SIAM, na avenida Piratininga, 797, Santa Terezinha. Já as pessoas que quiserem a revisão dos valores, podem fazer o pedido no Protocolo, no prédio da Prefeitura, na rua Quinze de Novembro.