Capivari: Defesa Civil declara estado de Atenção por conta da baixa umidade do ar

A Defesa Civil de Capivari declarou estado de Atenção na tarde da última segunda-feira, 02, por conta da baixa umidade relativa do ar (URA). Capivari registrou um índice de 29,3% de água na atmosfera, que é considerado abaixo do normal, 30%.

A umidade do ar é mais baixa principalmente no período da estiagem, com ausência das chuvas, principalmente no período entre 10h e 16h. A umidade fica mais alta, sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa.

Os principais problemas causados pela baixa umidade relativa do ar são: ressecamento da pele, irritação nos olhos, sangramento pelo nariz, complicações alérgicas e respiratórias.

A melhor maneira de amenizar o sintoma é beber bastante água, evitar exposição ao sol das 10h às 16h, manter os ambientes umedecidos, evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas. Evitar cortinas e tapetes, passar pano úmido na casa e não usar produtos de limpeza com cheiros também são formas eficazes de se livrar dos sintomas.