Capivari: Alunos se destacam em Olimpíada Brasileira de Matemática
Dois estudantes de Capivari se destacaram entre os mais de 18 milhões inscritos na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O aluno, Thales Rafael Fransin, do 8º ano, da Escola Municipal Augusto Castanho, conquistou a medalha de prata, e a estudante, Gabriela da Silva Borges, também do 8º ano, da Escola Municipal Laura Quagliato.
Esta é a segunda vez que Thales fica entre os primeiros colocados. No ano passado ele ficou com a medalha de bronze.
Segundo o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada),48.784 estudantes foram premiados: 500 receberam a medalha de ouro, 1.500 ficaram com a medalha de prata, 4.501 levaram a medalha de bronze. Outros 42.283 receberam menções honrosas do evento. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do PIC (Programa de Iniciação Científica) em 2016.
A Olimpíada
A OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
A prova da 1ª fase é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.
Na 2ª fase, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados.