Capivari: Escolas municipais registram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Algumas Escolas municipais de Capivari ficaram abaixo da meta projetada para o IDEB de 2015, além de não atingirem a meta, as escolas tiveram regressão no índice em relação ao ano anterior que toma como base, dados de 2012 e 2013, é o caso das escolas: ESCOLA MUNICIPAL AUGUSTO CASTANHO e ESCOLA INTEGRAL DE CAPIVARI JOSE ANNICCHINO FU PAULO.
As escolas CHERUBIM FERNANDES SAMPAIO, E.M.E.I.E.F PROFESSOR JOSE BENEDITO PINTO ANTUNES , conseguiram atingir a meta projetada, no entanto tiveram redução no índice em relação ao índice apresentado em 2013.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).
O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.
Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
Apesar do decréscimo no índice, no geral, Capivari fechou acima do projetado, considerando as escolas do 4º ao 5º ano, e abaixo do projetado considerando escolas do 8º ao 9º ano.
A matéria não considerou índices das escolas estaduais e ou federais.
Fonte: IDEB