Prefeitura de Rafard corta o auxilio transporte e o incentivo à Educação
Cerca da 200 alunos de Rafard que estudam em outras cidades da região tiveram o seu auxilio transporte cortado quase que pela metade no final do ano passado.
Eles que recebiam cinquenta por cento do valor pago as empresas de ônibus e vans, tiveram esse percentual diminuído .
O prefeito da época deu a seguinte explicação:
“Estamos no final de mandato e eu tenho a obrigação de deixar as contas em dia, sem restos a pagar, por isso tomei algumas medidas de contenção de despesas. Obviamente, eu não gostaria de cortar nada, mas foi necessário reduzir, para equalizar o orçamento.”
O fato é que já houve a troca de administração e o Prefeito eleito Cesar Moreira disse no começo de seu mandato que estudaria a questão e voltaria a pagar a mesma quantia que era paga antes dos cortes. O corre que já se passaram mais de 5 (cinco) meses e até agora os alunos continuam sofrendo as consequências da redução do auxilio.
Será que em cinco meses a equipe do Prefeito não conseguiu estudar o caso? É bem provável que não, pois, a Diretora Municipal de Educação é a mesma da época do Prefeito Minamioka.
Na ocasião dos cortes a Diretora dizia que estes cortes eram temporários e influenciados pela queda da arrecadação e diminuição do repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – e IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – ambos do Governo Federal, além da queda na arrecadação de impostos municipais.
Com o aumento na tarifa de água, com as ameaças de corte de abastecimento para os inadimplentes e a chegadas de novos recursos já daria para ter retornado o pagamento do auxilio transportes dos alunos.
Estes alunos a maioria deles trabalham e têm este auxilio como uma fonte de ajuda que sustenta a participação deles no processo de Educação e aprendizagem, muitos deles viajam todos os dias em busca do sonho de poder se formar e conseguir um emprego melhor, uma vida melhor para os seus familiares. Mas este sonho sofreu um golpe da Prefeitura Municipal de Rafard.
“A lei municipal prevê o pagamento integral do valor pago pelo aluno que estuda fora do município, porem vem sedo pago apenas 40% deste total.”
O outro lado.
Procuramos a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Rafard para que se manifestassem sobre o assunto, mas fomos informados que a Diretora Claudia Armelin estaria viajando a trabalho e que se houvesse tempo responderiam o questionário envido pela redação do Capivarionline.