Prefeito e vice de Rafard recebem visita de representantes da defesa agropecuária
No último dia 12, o prefeito de Rafard Cesar Moreira e o vice Carlos Roberto Bueno, receberam em seu gabinete representantes da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Coordenadoria de defesa agropecuária de Piracicaba, órgão ligado à Secretária Estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
O objetivo da visita foi à apresentação dos trabalhos dos órgãos ao município.
Foram discutidos também assuntos relacionados ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional que estão sendo implantado no município.
Na ocasião o prefeito requisitou uma análise técnica a defesa agropecuária, sobre ataques de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) que vem acontecendo em várias propriedades rurais do município.
Segundo o prefeito Cesar Moreira, a administração atual possui um conselho de desenvolvimento rural atuante e atento a solicitações dos agropecuaristas do município, que se reúnem constantemente para discutir soluções para as dificuldades e melhorias a serem realizadas na área rural.
Atendendo a solicitação do prefeito, imediatamente a Médica veterinária Dra.Dorça Helena Lezier (Coordenadoria de defesa agropecuária de Piracicaba) visitou os pontos de ataques de morcegos e contatou a equipe composta pelo Dr. Paulo Antonio Fadil responsável pelo controle da raiva dos herbívoros, os técnicos Roberto Pedro Giglioli e Ubirajara Elpídio de Moraes, que no dia 15 (segunda – feira) já estavam tomando as devidas providências. Foram armadas redes para captura e feita a avaliação da espécie do pequeno animal (Desmodus rotundus) morcego que se alimenta de sangue. Foram tomadas as atitudes corretivas para o controle da população dos mesmos com pasta vampiricida, que foram aplicados nos morcegos hematófagos e soltos em seguida.
“Foram capturados 31 morcegos hematófagos, sendo que integridade física dos morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) e demais espécies foram preservadas, sendo que nenhum caso de raiva em herbívoros ainda foi registrado no município”, ressaltou o chefe da divisão de agricultura e pecuária de Rafard, Marcio Jacob Hessel.