CLIMA DE UM VESTIBULAR

 

sala de vestibular

Depoimento  de um vestibulando …   (narrativa com presente histórico ) …

    Sinto a folha em branco tremer em minhas mãos… Abro o caderno de questões, de início tudo parece tão confuso, as letras ficam perdidas em meu subconsciente… Esta é a minha primeira reação que tenho diante de uma prova que decidirá meu futuro…

O tempo  vai passando … Aos poucos  vou adquirindo confiança  naquilo que estou analisando  e respondendo … Começo, neste momento, uma viagem  consciente  em busca de soluções  imediatas e calmas …  Tudo parece mais claro, surgem  na memória  presente ,fatos , datas, fórmulas ,ocorrências que vem  do fundo  do subconsciente para transbordar  sobre o papel… Estou aprofundando, buscando… Pesquisando mentalmente… Sinto uma força interior  ajudando-me ,estabilizando meus gestos ,minhas atitudes … De onde vem esta força? ; já estou conseguindo trazer à luz da racionalidade aquilo que parecia estar divagando ou até esquecido no complexo sistema que consiste nossa capacidade de pensar e raciocinar os fatos  em nossa vida .Também  eu  percebo   que uma palavra  de apoio  que um conhecido  me disse vem a fortificar-me  nestas horas  inseguras da prova .

O fiscal caminha pela sala…  Alguns já entregaram afolha de resposta, outros suspiram num ar de desespero. Vejo alguém olhando pela janela..divagando …pensando …  a  mão tremula ainda … Um silêncio profundo  reinava naquela sala,  parte dos  concorrentes   não são conhecidos  e não podem   se comunicar , talvez nem veja mais  aquele ser humano  desesperado  lá no canto  da sala , perto da porta . É um clima de vestibular, de competição, clima de vencedores  e vencidos ; a afetividade se inibe diante  do instante da batalha interior, até os conhecidos  se desconhecem ,os sorrisos são transformados  em risos nervosos onde procura-se tranquilizar  o espírito ;nem sequer uma palavra  foi trocada  entre nós , vestibulandos ,naquele lugar …Nós sabíamos  que os momentos de outrora ,aquela animada  turma  de cursinho ,dos conhecidos ali presente , iam mudar o trajeto  do seus subconsciente em prós exclusivo  da prova classificatória …

Uma  voz grave lá da frente ecoa :

_ Faltam apenas 30 minutos para o término da prova.

Eu estava passando as respostas na folha decisiva.. Confiante sempre naquilo que estava fazendo ou tinha feito… A classe estava parcialmente vazia… O vento batia nas folhas da prova e a fazia vibrar… De repente o tempo esgotou, levantei-me e entreguei  a prova com as folhas de respostas …

É um clima de vestibular  do qual enfrentei  desta maneira … Aquele clima ficou retido em minha memória, quer pelo  nervosismo , que é normal nesta situação , quer pelo fato de saber que aquela prova iria decidir algo importante em minha vida .

É preciso, nestes momentos, ter fé, confiança e controle emocional, nestes momentos…  A decisão é fruto  do destino … O importante é lutar, ter solidariedade aos que estão na mesma luta  e procurarmos  ser mais  consciente  e realista conosco … Crer! Acreditar no subconsciente. Ter fé no Criador… Depositando nele nossa confiança, crer naquilo que somos e ter esperança  de vencer com nossa personalidade… Eis alguns caminhos para  alcançarmos a vitória .