Conferência de Salto encaminha deliberações ao Conselho Estadual de Assistência Social
Cerca de 130 pessoas participaram do evento e elegeram delegados para a Conferência Regional
Além de eleger delegados para a Reunião Regional de Assistência Social, os cerca de 130 participantes da 6ª Conferência Municipal, em Salto, encaminharam deliberações ao CONSEAS (Conselho Estadual de Assistência Social). Entre os principais encaminhamentos do encontro de 22/7 estão a delimitação do orçamento para a Política de Assistência Social em, no mínimo, 5%; melhoria da questão salarial e plano de carreira para diminuir a rotatividade de trabalhadores no SUAS; e criação de uma comissão pós Conferência para acompanhamento das deliberações.
A vice-prefeita Jussara Vilaça, presente na abertura do evento, destacou que o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) surgiu das Conferências municipais, estaduais e nacional. “Não surgiu da ideia de um gestor, mas do compromisso de todos e todas que, como hoje fazem os aqui presentes, defendem a Assistência Social brasileira”, observou. “Fazer um Sistema Único de Saúde, de Assistência Social, num país de dimensões continentais não é uma tarefa fácil e, sobretudo, precisa muito da participação, opinião e de tudo o que nós pensamos a respeito da Assistência”, completou.
Por sua vez, a Secretária Municipal de Ação Social, Lucilia Barbosa Damaceno, reforçou que no ano de 2011 , Salto elegeu uma delegada à Conferência Regional, que foi eleita como delegada estadual e chegou à Conferência Nacional. “Temos aqui a possibilidade de pensar conjuntamente o que é melhor para o País e para a cidade”, observou. “Avançar na participação popular com os debates é a saída que as conferências têm nos proporcionado”, completou.
No evento foram eleitos seis delegados e cinco suplentes para a reunião regional com data e local a serem definidos. Da conferência regional saem os delegados para a Conferência Estadual, que acontecerá na cidade de Atibaia nos dias 1, 2 e 3 de outubro.
Representando o Governo foram eleitas Lucília Damaceno, Maria Andreia da Silva Mendes e Carla Aparecida Jara. Como suplentes, Márcia de Jesus Bastos Binelli, Rosiane Teodoro Ramos e Patrícia Mattiazo Rosolino. Da Sociedade Civil, representando os trabalhadores do SUAS, foi eleita como titular, Suzete Imperato Geraldo, e como suplente, Cristiane Valéria Fernandes Fonseca. Representando as entidades de assistência social, Michel Chadarevian (sem eleição de suplência) e representando os usuários, Damares Amaro Toni Correia e a suplente Andréia da Silva Porto.
A Conferência foi realizada pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) com apoio da Prefeitura de Salto.