Definida área para Escola do Senai em Salto

Diretor do Departamento de Ação Regional da Fiesp defenderá área junto à Presidência da Federação

O diretor do DEPAR (Departamento de Ação Regional) da Fiesp, Walter Gimenes Felix, e o prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli (PT), anunciaram na manhã da última quarta-feira (24/7) a área destinada para abrigar uma Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O local fica dentro do território que abrigará o Polo Industrial e foi cedido a partir de uma parceria entre o Grupo Nardelli, EPM Empreendimentos e Participações Ltda e Família Puentedura/Bonatto

A conquista foi anunciada num encontro realizado na sede da ASSISA (Associação das Indústrias de Salto), no qual se fizeram presentes a vice-prefeita de Salto, Jussara Vilaça, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Eliana Moreira, a presidente da ASSISA, Rita de Cássia Assumpção Ribeiro, a gerente da Diretoria Regional de Indaiatuba do Ciesp, Eliana Mattos, o diretor do DEPAR, Marcelo Mesquita, o Diretor de Unidade de Formação Profissional do Senai, Helvécio Siqueira de Oliveira, além de representantes de 14 empresas de Salto.

O próximo passo será a coleta da demanda de formação de mão-de-obra junto às indústrias de Salto, o que acontecerá durante a “Semana de Qualificação Profissional” na própria sede da ASSISA. A partir do levantamento, um profissional do Senai fará o projeto técnico da unidade de Salto, que vai determinar cursos a serem oferecidos, número de docentes, funcionários e capacidade de alunos a serem atendidos.

Segundo Walter Gimenes, “o presidente (da Fiesp, Paulo Skaf) nunca negou um pedido meu”. Ele também destacou como ponto positivo o fato de o Poder Público Local contribuir com o trabalho da entidade. Atualmente, a Prefeitura repassa para o Senai, através da ASSISA conforme a Lei 2050/1997, R$240 mil anuais, além de oferecer o espaço e custear as despesas com luz, água e telefone, o que gira em torno de R$ 100 mil anuais.

A unidade de Salto é uma extensão da Escola do Senai de Itu e presta atendimento para aprendizado, não oferecendo curso técnico, nem dispondo de laboratório certificado. Iniciou suas atividades com 270 matrículas e chegou a 2500 matrículas em 2013. Segundo o diretor da Fiesp, a unidade de Salto deverá atender ainda à demanda de municípios localizados no diâmetro de 50 km de Salto. “Teremos um corredor de formação enttre Itu, Salto e Indaiatuba, além de uma nova unidade também no Pirapintingui”, explicou.

Juvenil Cirelli (PT), que apontou a busca por uma Escola do Senai em Salto no Primeiro Encontro Empresarial promovido pela Prefeitura em 28/2 destacou a importância da parceria entre os setores público e privado. “Não fazemos nada sozinhos e aprova do sucesso dessa parceria está aqui hoje”, frisou. Ele apontou também as obras de infraestrutura que serão realizadas pela Prefeitura junto à área de 20 mil m² que irá abrigar a Escola.

Senai SaltoSenai SaltoSenai Salto