192 em Salto passará a ser atendido por empresa de serviços médicos

Nova base de atendimento passará a funcionar no mesmo espaço da Guarda Civil Municipal

O serviço 192 da Estância Turística de Salto passará, nos próximos dias, a funcionar em novo espaço físico, junto à Guarda Civil Municipal. A terceirização do serviço também viabilizará duas ambulâncias novas exclusivas para o serviço de urgência e emergência, com motorista socorrista e técnico de enfermagem.

A empresa São Gabriel Prestação de Serviços Médicos Ltda. foi contratada por doze meses a um valor de R$ 689 mil. No valor estão incluídas todas as despesas com documentação do veículo, vistoria junto aos órgãos competentes, pedágios, manutenção dos veículos e equipamentos, combustível, licenciamentos, alimentação, treinamento e capacitação de funcionários, encargos trabalhistas, previdenciários, securitários e tributários.

O contrato prevê ainda que no caso de ocorrências e imprevistos, os serviços não poderão ser interrompidos, ficando a empresa obrigada à subcontratação eventual por sua conta, ordem e risco, com anuência da Prefeitura. Já a cessão do local da base e manutenção predial dos locais estratégicos é de responsabilidade do Poder Público.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Claudia Meirelles, a iniciativa se deu após um trabalho de quatro meses que envolveu um levantamento de dados e apuração da situação em que o trabalho era prestado. Durante o dia, três servidores atuarão num esquema de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso. No período noturno, a central de atendimento do 192 será operada pela GCM, garantindo atendimento por 24 horas.

 “Num local adequado para quem vai prestar o serviço, a iniciativa atende a algo que a Administração já vinha perseguindo que é evitar o atendimento de uma mesma chamada por vários setores ao mesmo tempo”, explica Claudia. “Todos os funcionários são treinados, vamos ter protocolos específicos de atendimento ao 192, registro para poder medir o tempo de atendimento, número de chamadas e coisas do gênero, até a necessidade real da cidade”, completa.

A Dra Cláudia explicou ainda que a base de atendimento está equipada com alojamento adequado, computadores para a central de atendimento e estrutura para a permanência dos profissionais. “O serviço só não foi iniciado por dificuldades que estamos enfrentando com a empresa telefônica para transferência da linha 192, o que pretendemos resolver nos próximos dias”, explica.

Novas Ambulâncias

A substituição de ambulâncias também foi citada pela Secretária como uma das ações da Prefeitura na área da Saúde. “As ambulâncias, apesar de terem só três anos de uso, se esgotam em número de quilometragem e desgaste”, explica Cláudia. “O Prefeito também conseguiu junto ao deputado estadual Rodrigo Moraes (PSC) emenda para a compra de duas ambulâncias que vão começar a substituir as mais antigas e, em pouquíssimo tempo, teremos quatro ambulâncias rodando para Salto de uma forma muito mais humanizada e profissional com todo o treinamento e estrutura necessária”, completa.

Segundo a responsável pela Pasta, uma ambulância com mais de 800 mil km rodados já foi encostada e outras estão em manutenção. Sobre o ocorrido com um paciente que caiu da ambulância junto com a maca na noite do último dia 20/7, ela esclareceu que o veículo foi encostado e está sob averiguação. “Obviamente ninguém pactua com esse tipo de absurdo, não só como governo, mas como cidadãos”, observa. “Antes de abrir o expediente na segunda-feira, já recolhemos o livro de plantão para ver o relatório dos funcionários e abrir um processo administrativo, que vai apurar as responsabilidades não só do tipo de conduta, mas também da ambulância e tudo o que envolver esse caso”, conclui.

Pessoal

Claudia esclareceu ainda que o pessoal que já atua no 192 continuará aproveitado na Secretaria da Saúde. O setor tem 16 funcionários ativos, dos quais dez continuarão em condução de ambulância como transporte de acamados, pacientes para realização de exames, com dificuldade de mobilidade etc.

Um técnico de enfermagem, segundo Claudia, tinha solicitado a transferência para uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e outros estavam com a carga horária sob análise pelo Departamento de Pessoal com o objetivo de serem reabsorvidos na própria rede de saúde. O local onde anteriormente funcionava o serviço 192 será desativado.

192 em Salto passará a ser atendido por empresa de serviços médicos