Salto é incluída no Melhor em Casa e garante mais recursos para a Saúde
O município passará a receber R$40,5 mil mensais para a Atenção Domiciliar
Com a publicação, pela Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, da Portaria no 814, no último dia 19/7, a Estância Turística de Salto fica habilitada no programa “Melhor em Casa”, de Atenção Domiciliar. A iniciativa vai garantir o repasse mensal de R$40,5 mil para o programa atual, conhecido como PID (Programa de Internação Domiciliar).
A equipe terá capacidade para atender, em média, 60 pacientes simultaneamente. O Programa é voltado para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.
O atendimento à população será feito de segunda a sexta-feira, 12 horas por dia e, em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Os pacientes terão visitas regulares das equipes e serão monitorados permanentemente. A frequência de visitas se dará conforme o estado clínico e avaliação de cada paciente.
Está em estudo, pela Secretaria Municipal de Saúde, a implantação de um programa de monitoramento dos pacientes. É necessária a figura do cuidador, que funcionará como a referência da família para a equipe do Melhor em Casa que, por sua vez, atuará vinculada a uma central de regulação controlada pela Secretaria Municipal da Saúde.
Estimativa do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação Geral de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde aponta que, com a implantação da Atenção Domiciliar,obtém-se economia de até 80% nos custos de um paciente, quando comparado ao custo do mesmo internado em um hospital.
Os recursos também podem ser utilizados para a compra de equipamentos, contratação de profissionais, aquisição de medicamentos, insumos e transporte e serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal.