Salto: Iniciadas obras de muro e portal no Cemitério Jardim do Éden
Obras foram viabilizadas a partir de parceria da Prefeitura com empresa concessionária do serviço funerário
As obras de construção do muro e um novo portal para o Cemitério Jardim do Éden, em Salto, foram apresentadas à imprensa na manhã da última quarta-feira (7/8). Segundo o prefeito Juvenil Cirelli (PT), a iniciativa resulta de uma parceria do Poder Público com a Empresa Funerária Saltense, que detém a concessão do serviço no município.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O novo portal, com 3,5 metros de altura, irá substituir o atual, com apenas 2, 6 metros, o que dificultava o tráfego das viaturas funerárias. “O aumento da altura do novo pórtico irá facilitar muito a entrada dos veículos tanto os funerários quanto outros, como caminhões utilizados na manutenção do cemitério”, explicou Paulo Takeyama.
A construção de 200 metros de muro, com altura média de 2,5 metros irá ladear parte do cemitério. “Os fundos não iremos murar, pois há a previsão de expandir a área do cemitério para os cerca de 8 mil m2 de área pública, às margens da rodovia”, explicou Juvenil.
O material usado na obra são blocos de concreto frisado e o custo estimado é de R$60 por metro linear. Também estão sendo realizadas obras de limpeza e melhorias na pintura das áreas de convivência, como a Capela Ecumênica e área administrativa.
Serviço de Verificação de Óbito
Outra importante iniciativa anunciada pelo proprietário da Empresa Funerária Saltense, Décio Pereira de Oliveira, foi a autorização para o funcionamento do Serviço de Verificação de Óbito em Salto. Segundo ele, dentro de cinco meses deverão estar prontas as adequações no espaço que abrigará o Serviço, ao lado da Funerária.
“Essa é uma demanda antiga e cuja conquista devo à importante contribuição do vereador João Ramalho”, explicou Décio. “Com isso, as famílias que tinham óbitos no final da semana, não precisarão mais ficar sujeitas à disponibilidade do serviço em Sorocaba para poderem fazer o velório dos seus entes queridos”, completou.
A entrevista coletiva contou ainda com as presenças da Vice-Prefeita Jussara Vilaça, dos vereadores Antonio Cordeiro dos Santos (PT), Ezequiel de Souza Damasceno (PP), Icrenildo Jesus Martins (PSDB), João Leite Ramalho (PMDB) e José Solano de Oliveira (PR), além do administrador do cemitério, Élcio.