Fim de tarde…
As mudanças de nosso estilo de vida, nas sociedades modernas, tirou aquele encanto dos fins de tardes apreciados nos tempos de nossos avós , quando se apreciava a beleza de um pôr do sol no horizonte , o avermelhado dos raios a refletir uma tênue luz de serenidade sobre os campos e cidades .
Em nossos dias, nem conseguimos mais apreciar o entardecer, pois nos grandes centros urbanos, as pessoas estão retornando às suas casas, dentro de metrôs, ônibus abarrotados de pessoas, aquela correria desenfreada, o cansado de um dia enfadonho, sem falar, de quem nem retorna a sua casa, vai direto a escola, universidades, cursos técnicos, e só retornam após as 11:00 da noite ,com certeza, cansados , necessitam repor suas energias para no dia seguinte , e seguir a mesma rotina .
O fim de tarde é mais um momento de batalha para tentar chegar o quanto mais cedo, em casa, na escola, após enfrentar um transito tremendo , além da poluição do ar e sonora ,pelas ruas da cidade . O espaço urbano necessita de mudanças, para aplacar o stress e as neuroses de nossos dias .
Nas cidades menores, embora as distâncias sejam menores, já começamos a sentir, o transtorno importado dos grandes centros, a necessidade de buscar uma vida com mais estruturas financeiras , leva as pessoas ao stress ,e a procura de algo diferente , independente do tamanho físico das cidades , a globalização “bate a nossa porta” ,estejamos onde estivermos, os meios de comunicação , encarregam-se disso .
O entardecer é o momento de estarmos conectados aos e-mails pessoais, responder aos desafios e problemas que surgem, programar o amanhã, já no entardecer, sem vivê-lo em potencial.
Ah!!! Saudade, de um lugar com tênue luz do sol, ao seu poente, com áreas verdes a distribuir ar puro , o canto dos pássaros , o som dos rios descendo ladeiras ,, aquela paz interior e exterior , renovando nosso ser a cada dia … Será possível, reurbanizar nossos centros urbanos, recuperar um pouco do verde, diminuir a poluição sonora e do ar, no entardecer? … Será possível resgatar o melhor de nós, e o melhor de nosso meio, num tempo tão maluco como o nosso… Vamos refletir isso , neste entardecer ,do dia em que estiver lendo esta reflexão … Tente olhar cuidadosamente a sua volta, resgatando tudo que refletimos aqui.