BENCHMARKING
O Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes no setor.
Surgiu como uma necessidade de informações e de aprender depressa a como corrigir um problema empresarial. Incorpora a busca da excelência, o desejo de ser “o melhor dos melhores”.
A competitividade mundial aumentou acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas ao contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança nos mercados em que atuam.
Na maioria das vezes o aprimoramento exigido pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas e organizações envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
A técnica de benchmarking visa ao desenvolvimento de estudos que comparem o desempenho da organização com o da concorrência e com referenciais de excelência, objetivando o atingimento de uma posição de liderança.
Esses estudos, organizados em projetos, devem identificar serviços e processos de alto nível de qualidade em outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como tais resultados são obtidos, propor melhorias e inovações, e incorporar o conhecimento a seus processos, produtos e serviços.
Trata-se de um foco externo nas atividades, funções ou operações internas, de modo a alcançar a melhoria contínua. Pode ser estabelecido a qualquer nível da organização, em qualquer área funcional.
O Benchmarking deve ter uma metodologia estruturada para assegurar a conclusão com sucesso de investigações abrangentes e precisas.
Precisa ser flexível para incorporar formas novas e inovadoras de coleta de informações, as quais normalmente são difíceis de serem obtidas. Deve ser aberto para buscar e compreender pontos críticos de sucesso e alternativas de inovação.
Para assumir a liderança do mercado, é necessário considerar a técnica de Benchmarking como um processo contínuo de medição e de implantação de melhorias.
Normalmente não basta empregá-la uma única vez para alcançar a liderança, pois uma vez aplicado o Benchmarking, as necessidades irão exigir a contínua aplicação do mesmo para manter a liderança da empresa.
O fundamental não é chegar a liderança e sim se manter na liderança e para se manter na liderança é importante aplicarmos o benchmarking dentro e fora da organização
e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social
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