Capivari:MATEUS E PROFESSOR BOLINHA PEDEM FIM DAS CLASSES MULTISSERIADAS

Após visita à zona rural, vereadores constatam dificuldades do alunos e falta de estrutura nas escolas

    Os vereadores Mateus Scarso (PMDB) e Domingos Antônio Cláudio, o Professor Bolinha (PMDB), visitaram a escola municipal Júlio Forti, na quarta-feira, 18, na Fazenda Bom Retiro, zona rural de Capivari.

    Na escola, os vereadores observaram a existência de classes multisseriadas. Elas atendem simultaneamente alunos de 3ª e 4ª séries. O vereador Mateus Scarso comentou o assunto na Tribuna Livre da 34ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 23. Ele afirma que classes multisseriadas prejudicam o desenvolvimento do aluno. “Crianças de séries diferentes, com conteúdo de matérias diferentes, estão juntas na mesma classe. Isso dificulta o aprendizado, sem dúvida”,  disse o vereador.

    As classes multisseriadas visam a diminuição da vasão escolar em locais de difícil acesso, baseando-se em metodologia de aceleração e telecurso. Busca atrair crianças e adolescentes em situação de rua, analfabetas ou defasadas nos estudos.

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) consideram que o aglomerado influencia o processo de ensino e aprendizado. Esses parâmetros orientam para que as multisseriadas reunam grupos por objetivos e não por séries. Assim, segue-se o aprendizado adequado ao desempenho de cada um.

    Para o vereador Professor Bolinha, que no mês de julho já requereu informações ao Executivo sobre as classes multisseriadas, esse tipo de organização é problemático e se traduz em aprendizado deficiente. Ele acrescenta que o sistema de ensino adotado no município, apostilado, exige demais da crianças e do desempenho do professor, que se desdobra em suas funções.

    “Essa realidade me faz muito mal, como educador e legislador. Trago em mim a visão sócio-educacional e discordo plenamente das classes multisseriadas, que para mim, são um verdadeiro desatre. Espero que possamos encontrar o melhor caminho quanto ao que nos foi apresentado”, afirma o vereador.

    Mateus Scarso e o Prof. Bolinha solicitaram mais atenção às escolas da zona rural. Para os vereadores, cabe ao Executivo rever esse modelo de classes multisseriadas, optando incluisve, pelo seu fim.

    Outro ponto elencado para essa melhoria é a contratação de um inspetor de alunos, que não existe no local atualmente. “Chegamos à escola Júlio Forti e não havia ninguém para nos atender. A merendeira é a mesma que faz a limpeza”, afirma.

    Capivari Digital

    Na Tribuna Livre, o vereador Mateus Scarso comentou sobre a falta de sinal de internet na sala do Capivari Digital. A unidade está localizada nas escolas Júlio Forti e Hermínia Ferraz de Camargo Penteado. As salas do Capivari Digital funcionam nas escolas. “As pessoas que moram nessas fazendas utilizam o Capivari Digital, mas estão impossibilitadas atualmente. Estão sem sinal de internet”, enfatiza o vereador.

MATEUS E PROFESSOR BOLINHA PEDEM FIM DAS CLASSES MULTISSERIADAS