Santa Bárbara d’Oeste:Educação participa da I Conferência de Educação para Relações Étnico-raciais

Representantes da Secretaria de Educação participaram, nos dias 12 e 13 de setembro, da I Conferência Estadual de Educação para Relações Étnico-raciais na Assembleia Legislativa do Estado, em São Paulo. O evento celebrou os 10 anos da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil. 

Estiveram presentes a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, a assessora técnica pedagógica, Tatiane Motta e a professora da rede municipal, Cícera Maria de Sousa. A conferência tem como realizadores a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa e o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de São Paulo (Feder/SP).

Tatiane Motta, assessora técnica pedagógica destacou que o evento contou com explanações, discussões e debates sobre o papel da educação escolar e implementação de políticas públicas que viabilizem ações nas escolas, objetivando educação de qualidade para as relações étnico-raciais, bem como a construção da identidade do aluno afrodescendente.

“Sem contar a história dos negros e dos indígenas, a compreensão da história do Brasil será parcial. Durante as plenárias expostas na Conferência, foram apresentadas experiências exitosas em escolas do estado de São Paulo com a implementação da lei foram apresentadas. Foi muito positiva para todos nós”, frisou.

Educação participa da I Conferência de Educação para Relações Étnico-raciais