Salto participa da Olimpíada do SENAI em São Paulo

Andamento sobre a implantação do SENAI no município foi questionado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo

A Estância Turística de Salto participou na quarta-feira (25/9) do São Paulo Skills 2013, competição de educação profissional da indústria, realizada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Estiveram presentes, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira, representando o Prefeito, a presidente da ASSISA (Associação das Indústrias de Salto), Rita de Cássia Assunção, e membros da diretoria Jorge Fernandes de Araújo, Marcelo Dourado e Anibal José Buldrim Sontag.

De acordo com a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o objetivo da competição é promover e incentivar o ensino profissionalizante no país e proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações do cotidiano da vida profissional.

No São Paulo Skills, os alunos testam as soluções propostas e buscam descobrir a maneira mais eficaz de realizar cada processo industrial.

Neste ano, o evento conta com 727 alunos de 83 unidades do SENAI-SP, competindo em 55 modalidades de 17 áreas tecnológicas. Os participantes com deficiência participarão da disputa em duas modalidades: TI – Solução de Software; e Costura.

Os estudantes recebem um projeto para ser interpretado, planejam a execução das tarefas, em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados.

Por fim, após se familiarizarem com os equipamentos, os competidores trabalham para entregar o produto final em um prazo máximo de 22 horas.

Os vencedores de cada ocupação profissional são definidos por uma comissão técnica e os três melhores trabalhos de cada modalidade receberão os prêmios no domingo (29/09).

 

SENAI

Na oportunidade, os membros da ASSISA e a secretária Eliana Moreira conversaram com o gerente regional, Ophir Figueiredo Junior para saber sobre o processo de liberação da escola SENAI em Salto.

Pela Prefeitura e ASSISA já foram protocolados, o ofício solicitando a implantação da escola, as demandas de cursos a serem oferecidos por meio de levantamento junto as empresas e a Comissão de Emprego, solicitação de transferência do CEMIP (Centro Municipal de Iniciação Profissional) para o SENAI.

Foram entregues também informações sobre a cidade relativas às origens, localização, saneamento, transporte coletivo, quantidade de empresas, número de habitantes.

Os documentos solicitados foram entregues pela secretária Eliana Moreira em reunião realizada no dia 12 de agosto na cidade de Itu com as presenças do diretor da Fiesp/DEpar, Walter Gimenes Félix, do gerente regional, Ophir Figueiredo Junior e do Diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI, Helvécio Siqueira de Oliveira.

Segundo a secretária, na ocasião ficou acordado que o SENAI enviaria à Prefeitura o projeto arquitetônico para a continuidade do processo de implantação da escola.

No encontro realizado na quarta-feira, a secretária cobrou do gerente regional, o envio do projeto, que segundo Ophir será encaminhado.

Em conversa com o presidente da FIESP, Paulo Skaf, a secretária apresentou os membros da ASSISA e disse que a população de Salto aguarda a liberação da escola SENAI. O presidente afirmou que irá verificar o andamento do processo.

Salto participa da Olimpíada do SENAI em São Paulo