Ponto de vista: 12ª Perspectiva e Reflexão econômica… Num mundo globalizado – PREVIDÊNCIA SOCIAL ao redor do mundo
Vamos ter uma ideia ,como é a previdência pelo mundo ; O sistema de previdência adotado pelos países Europeus se chama sistema de benefício definido ,o qual a pessoa sabe o quanto vai ganhar ao se aposentar em função do salário e tempo de serviço .mesmo sendo contributivo, o trabalhador faz aportes financeiro para receber benefícios ,já o sistema do Brasil não é capitalizado ,não se faz uma poupança para pagamento no futuro . O sistema privado de previdência é que adota aqui , o que lá , o sistema governamental adota , tem capitalização ,a formação de um fundo de poupança para melhorar e receber o beneficio .
Na América Latina , países como o Chile ,por exemplo, adotam o sistema de contribuição definida . Recebendo, na aposentadoria, conforme foi acumulado pelo próprio trabalhador, não conforme a idade , o tempo de contribuição , os salários que ganhou durante ao longo da vida , como acontece no Brasil .
No Reino Unido , são também de benefício definido , onde eles mantêm um benefício fixo baseado em um crédito definido pelo nível de renda e um beneficio baseado em função do salário ,o qual se faz uma reavaliação da média salarial de toda vida .
Nos Estados Unidos, tem uma fórmula de beneficio progressivo baseado nos salários ao longo da vida , e corrigido pelo nível corrente do dólar junto com uma complementação variável de acordo com o nível de riqueza do pais, sendo ,também um regime de benefício definido.
No Canadá, tem um beneficio universal fixo com suporte numa renda suplementar e um beneficio baseado no nível de remuneração . ao se aposentar , o regime é também de benefício definido .
Na Ásia – Pacífico e Austrália tem um beneficio por idade pago pela receita pública .O benefício definido é usado nestes países e ,também no Japão . Na china , é de contribuição definida ,também .
Mesmo estes países ,com beneficio definido ,tem a pressão para uma idade maior para se aposentar devido ao desequilíbrio causado pela redução do período de capitalização e aumento do período de recebimento gerando déficits no sistema .
Vimos que a economia globalizada , passando por uma transformação profunda ,devido a múltiplos fatores , gera a necessidade de mudanças e aperfeiçoamento também na previdência social , ao redor do mundo . O importante é tentar sempre o melhor caminho , oferecendo uma qualidade de vida melhor ,a população que tanto trabalhou para erigir o que temos atualmente . Este artigo é mais uma curiosidade econômica , mas é muito interessante fazer esta viagem pelas previdências do mundo globalizado . Até a próxima , reflexão , amigo leitor ! .