Santa Bárbara d’Oeste:Conferência Municipal de Saúde é realizada em S. Bárbara

Com o tema “O SUS é seu, precisamos da sua participação para fortalecer”, Santa Bárbara d’Oeste realizou nesta sexta-feira (27) e sábado (28) a 6ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Secretaria de Saúde e o Comusa (Conselho Municipal de Saúde). No primeiro dia, a abertura oficial do evento foi no Teatro Municipal Manoel Lyra com a presença de autoridades locais. Já no sábado, a Escola Estadual Ulisses de Oliveira Valente contou com a discussão e votação dos eixos. Participaram representantes da sociedade civil, do poder público, e também dos conselhos locais de saúde.

O objetivo foi nortear o Plano Municipal de Saúde da cidade, apontando as prioridades que devem ser seguidas pela Administração nos próximos dois anos. “Foi uma grande participação em termos de responsabilidade e de votação das propostas. Vemos que estamos tendo uma maturidade pela gestão municipal e é um plano que contempla realmente uma escolha democrática das propostas, por meio da votação. Após essas escolhas, os projetos serão encaminhados ao planejamento da Secretaria para que seja cumprido esse plano, pois muitas ações dependem de verba e estudos, o que é possível ser cumprido num prazo possível”, disse a presidente do Comusa, Maria Cândida Miguel Vieira.

Durante a Conferência, foram votados nove eixos temáticos: Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência,  Atenção Hospitalar, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica,  Controle Social e Participação, Popular, Gestão de Pessoal e Gestão Administrativa. “Trata-se de um enredo muito importante para a cidade e a construção do novo Plano”, afirmou o secretário de Saúde, Laerte Zúcolo.

O prefeito Denis Andia frisou que a Administração está empenhada em enfrentar os desafios da Saúde. “A Saúde é uma área difícil de resolver, mas estamos empenhados. Com a participação de todos os representantes do Município podemos fazer o melhor para a nossa cidade. Que esse seja um momento de reflexão desse grande desafio para todas as cidades do país”, disse o prefeito, Denis Andia.

Após a abertura oficial, os participantes acompanharam a palestra da diretora do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp e palestrante, Dra. Carmem Cecília de Campos Lavras e falou sobre o tema da Conferência. Prestigiaram a abertura solene o vice-prefeito, Anízio Tavares da Silva, secretários de Governo, Rodrigo Maiello, de Fazenda, Raquel Campagnol, de Esportes, José Honorato da Silva Neto, vereadores Antonio Pereira, Celso Ávila e Kadu Garçom, além de Neuza Sirino, representante do segmento dos usuários.