Salto:Mais de 600 alunos da rede municipal de Salto participaram do Projeto “Cidade Portinho Seguro”
As atividades ocorreram no Ginásio Municipal de Esportes, em uma estrutura itinerante
Mais de 600 alunos, de 5 a 11 anos, dos CEMUS (Centro de Educação Municipal de Salto) I e III participam, nos dias 2, 3 e 4 de outubro, de um projeto de orientação ao trânsito, denominado “Cidade Portinho Seguro”.
Trazido ao município pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Departamento de Trânsito e Transportes, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Corretora de Seguros Via Livre, o Projeto é idealizado pelo Grupo Porto Seguro.
As atividades aconteceram no Ginásio Municipal de Esportes “João Sebastião Ferraro”, localizado na Rua 7 de setembro, na Vila Henrique.
No local foi montada uma estrutura itinerante e inflável, de 300m2, com sinalização semelhante a uma cidade de verdade, composta por cruzamentos, semáforos e fixas de pedestres, na qual as crianças tiveram aulas práticas.
Durante o passeio os estudantes também assistiram a palestras e vídeos educativos, receberam um livro, uma carteirinha de motorista mirim e um bloquinho de multas, para aplicarem o que aprenderam e serem propagadores desses conhecimentos.
O objetivo da “Cidade Portinho Seguro”, que percorre todo o país e já atendeu, em mais de 10 anos, cerca de 300 mil crianças, é preparar o motorista de amanhã, desenvolvendo o respeito às regras de trânsito, cidadania e preservação ambiental.
Com esse mesmo intuito, a Secretaria Municipal da Educação também participa de outras iniciativas semelhantes, como por exemplo, o “Abrace o trânsito escola”, desenvolvido pela Rodovias do Tietê, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto.
Por meio desse Projeto, os alunos da rede fazem visitas à Concessionária, para conhecerem, em tempo real, o monitoramento das rodovias, assistem a vídeos, participam de simulações de atendimentos emergenciais, visitam uma ambulância e recebem material didático.