Dicas de Segurança do Trabalho – Proteja suas mãos….

As estatísticas revelam que na maioria dos acidentes de trabalho a parte do corpo que mais sofrem lesões são os membros superiores, ferimentos, esmagamentos e escoriações atingem principalmente as mãos.

Nossa mão possui uma sofisticada estrutura ela é composta por vários nervos, tendões, tecido muscular e ossos que trabalham de forma sincronizada.

No trabalho elas contribuem decisivamente para tornar o serviço mais rápido, mais ágil e eficaz.

Apesar da grande importância que as mãos possuem no desenvolvimento do nosso trabalho e no atendimento das nossas necessidades, a maioria dos trabalhadores não valorizam este membro.

Nos ambientes de trabalho os riscos mais comuns para nossas mãos são os pontos de atrito, as áreas de superaquecimento, superfícies rotativas, máquinas de partida automática, ferramentas manuais. Estes agentes podem causar ferimentos, cortes, queimaduras, esmagamento, amputações e fraturas.

As principais causas das lesões nas mãos são os equipamentos defeituosos, as ferramentas danificadas, o tédio ou cansaço e o comportamentos de risco (autoconfiança demasiada, desrespeito as normas de segurança do trabalho, descaso, falta de uso dos equipamentos de segurança – EPI´s)

No nosso cotidiano de trabalho podemos contar com os seguintes dispositivos de proteção para as nossas mãos: Telas de proteção, grades, interruptor duplo, detectores fotoelétricos e outros mecanismos para liberação rápida.

Sugestões para trabalharmos com segurança:

Sempre que puder use ferramentas apropriadas ao invés das mãos.

Ao usar qualquer máquina ou equipamento com rotatividade, não use luvas e certifique-se que foram adotadas medidas apropriadas para proteger suas mãos;

Quando tiver que remover uma peça metálica que tenha se desprendido de alguma máquina e se alojado em local de difícil acesso, não coloque as mãos em área de risco, use recursos ou ferramentas adequadas;

Quando utilizar objetos cortantes, evite contato com as áreas de corte.

Ao movimentar qualquer tipo de carga, proteja suas mãos para que não fiquem presas entre objetos;

Sempre que o trabalho exigir uso de luvas, elas devem estar em perfeitas condições de uso, nunca use luvas além das medidas de suas mãos,

No manuseio de produtos químicos, respeite a compatibilidade da luva com o produto manuseado;

Vamos fazer uma pequena comparação: Uma bola de basquete nas mãos de um pessoa anônima, vale aproximadamente R$ 40,oo; esta mesma bola nas mãos de um campeão valeria R$ 10.000,00.

Para a segurança do trabalho as mãos do anônimo valem tanto quanto as mãos do campeão de basquete.

Para o anônimo as mãos valem muito, pois sem elas ele fatalmente passaria necessidades.

Consegue imaginar um campeão mundial de basquete sem as duas mãos!

Proteja suas mãos! Já pensou no valor que elas representam para você?

 

Por: Reinaldo Flausino – Técnico de Segurança

Reinaldo