Capivari:CÂMARA MUNICIPAL DE CAPIVARI SEDIARÁ PRÓXIMA REUNIÃO DO PARLAMENTO REGIONAL

Após eleição, parlamento se instensifica com a participação de mais 1/5 dos membros do Legislativo de cada um dos 22 municípios da região

 

    Eleito vice-presidente do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, André Luis Rocha (Solidariedade), lidera a organização da 1ª reunião de trabalhos do legislativo regional.

    O presidente falou sobre o assunto durante a 41ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Capivari.

    Convocando todos os vereadores a participarem, Dr. André ressaltou a importância dos trabalhos do Parlamento. “Temos uma grande responsabilidade com a população e precisamos para isso, fortalecer o legislativo, mostrar o trabalho conjunto de vereadores que são pessoas escolhidas pela população, que precisam se voltar aos problemas comuns desses municípios. É a oportunidade dos pequenos municípios, unidos, se relacionarem mais facilmente nas altas esferas do governo. E assim, abordando suas necessidades, serão atendidos com mais eficiência”, ressalta.

    Na última reunião, realizada no dia 5 de novembro, na Câmara Municipal de Limeira, foram aprovados estatuto e regimento interno e definida a mesa diretora. Ronei Costa Martins, presidente da Câmara de Limeira,  foi eleito presidente. Além do Dr. André Rocha, foram eleitos vice-presidentes João Manoel dos Santos, presidente da Câmara de Piracicaba, Nilton de Praga Barbosa da Silva, de Conchal, e Rodrigo Tendolini Balerini, de Analândia. Alexandre Juliani, de Rafard, é o 1º secretário, e Agnelo da Silva Matos Neto, de Rio Claro, 2º secretário. O mandato da mesa é de 1 ano, prorrogável por mais um.  

    Dr. André lembra que todas as ações em prol dos municípios são melhor definidas quando se trabalha em conjunto: “Todos trabalhando unidos, teremos em breve expressivos resultados que beneficiarão as cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba”.

    O QUE É O PARLAMENTO REGIONAL?

    O Parlamento Regional é um órgão de representação e cooperação dos municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O objetivo dessa união é fortalecer regionalmente o legislativo, permitindo o desenvolvimento de ações conjuntas, como legislações de ordenamento urbanístico, meio ambiente sustentável, desenvolvimento social,  econômico, segurança pública, dentre outras ações. O órgão poderá ainda, convidar representantes dos órgãos do Estado e do Aglomerado Urbano para debater assuntos pertinentes ao desenvolvimento regional.

    Para o diretor da Uvesp (União de Vereadores do Estado de São Paulo), Luís Mário, o mais importante é observar que todos os vereadores têm o mesmo intuito e vontade. “Todos querem contribuir para o desenvolvimento do seu município e da região”, fala.

    O Parlamento Regional será formado por 75 dos 235 vereadores das 22 cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba. Cada cidade será representada por 20% de sua Câmara Municipal, mais o presidente de cada Legislativo. Deverá contar com 10 comissões permanentes: Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais e Fiscais; Assuntos Internacionais, Interregionais e de Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Esporte; Trabalho, Política, Emprego, Seguridade Social e Gabinete Solidário; Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Interiores e segurança e defesa; Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura e Pecuária; Orçamento e Assuntos Internos.

    Conforme o Estatuto do Parlamento, as reuniãos serão bimestrais, sempre na primeira terça-feira do mês. A próxima reunião acontecerá na terça-feira, 10 de dezembro, às 9h, na Câmara Municipal de Capivari.

Dr. André e diretor de Projetos e Eventos da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Luís Mário Machado

Dr. André e diretor de Projetos e Eventos da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Luís Mário Machado