O ADMINISTRADOR E A GLOBALIZAÇÃO

O mundo de hoje em dia está cada vez mais integrado, conseguimos falar com pessoas que moram em locais que nem imaginávamos que existia, conseguimos saber de notícias de países distantes, à uma velocidade tão rápida, que os antigos nem sonhavam que seria possível.

 Nos comunicamos em outras línguas, temos amigos que muitas vezes, nunca vimos pessoalmente, enfim, isso tudo e muito mais, é consequência da globalização.

E o que isso quer dizer exatamente? Quer dizer que a cada momento que se passa mais e mais pessoas estão se conhecendo, e se conversando, se unindo para algum propósito em comum.

Partindo dessa linha de pensamento, podemos dizer que as empresas já estão formalizando parcerias, aquisições, fusões ou qualquer outro meio que seja interessante para o crescimento da mesma.

Por sua vez, o administrador moderno tem que ter o claro conhecimento sobre esta situação, globalização, e saber quais os benefícios que ela traz, para um novo negócio, um novo produto, ou uma nova ideia, e utilizá-la da melhor forma possível, para conseguir maiores resultados em seus empreendimentos.

 O bom administrador reconhece a utilidade dessa ferramenta que temos hoje, e usa-a a seu favor, fazendo uma grande gama de contatos, ou network forte, o que possibilitará uma maior amplitude de conhecimentos de novas tecnologias, de novos mercados a explorar, de novas ideias, enfim, de novas oportunidades para o sucesso empresarial.

Além de todos esses benefícios, ainda podemos citar, que a globalização ajuda o administrador a tomar como exemplos, de outras empresas do mesmo ramo, ou não, o que dá certo, o que dá errado, e o que pode ser melhorado dia após dia, em seu trabalho.

Essa técnica de aprender com outra organização chamamos de benchmarking, que significa pegar aquilo que outras organizações fazem de melhor a e trazer e inovar em nosso negócio.

O benchmarking pode ser interno ou vindo de fora da organização. O importante é que o mesmo ajude a nossa organização e faça melhor do que aqueles que foram copiados.

Possibilita, muitas vezes, a prevenção de uma tomada de decisão errada, ou dá mais alternativas para pesquisas de mercado para o seu negócio.

Administrar é uma fina arte e no mundo globalizado precisamos estar preparados para mudanças em nossas organizações que venham de fora e que nossas empresas possam também atuar em outras culturas e lugares.

Aprender e ensinar são uma constante no mundo globalizado e podemos e devemos conhecer línguas novas, pessoas novas e aprender novos hábitos.

 

Robson Paniago e Célia Yukie Nose