Capivari:Defesa Civil terá estação meteorológica
Informações climáticas vão auxiliar órgão na prevenção de desastres naturais, como enchentes; instalação da unidade será custeada pela Fundag
A Defesa Civil ganhará, em 2014, uma Estação Meteorológica Automática. O Termo de Cooperação Técnica para instalação da unidade foi assinado entre o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), na terça-feira, 26, em Campinas.
Segundo o diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza, que acompanhou o prefeito na assinatura do convênio, a estação vai aumentar a eficiência dos trabalhos do órgão. “Para obter informações climáticas, temos de contar com o apoio de outras cidades, como Campinas e Piracicaba, e consultar sites. Agora teremos uma unidade própria, facilitando nosso trabalho”, afirmou.
A instalação e a manutenção da estação serão realizadas pela Fundag, sem gerar custos ao município. A Prefeitura terá apenas de disponibilizar um terreno de 25 m2. “Com essa conquista, damos um grande passo no que se refere a monitoramento meteorológico e estrutura de trabalho para a Defesa Civil”, disse Rodrigo.
Os dados fornecidos pela estação vão permitir que a Defesa Civil monitore, sobretudo, a previsão de chuvase possa alertar com antecedência moradores sobre o risco de enchentes. “O monitoramento climático nos auxiliará na prevenção e gerenciamento de fenômenos naturais”, acrescentou Souza.