Capivari:VEREADOR BRUNO BARNABÉ E SECRETÁRIO NADIR ASSALIN DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DO LIGADO EM CAPIVARI

O vereador Bruno Barnabé da Silva (PPS) e o secretário de Educação Nadir Assalin reuniram-se com representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – SP), em Campinas, na quarta-feira, 15, para solicitar modernização no transporte de estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida para a rede municipal de ensino de Capivari.

            Eles discutiram a possibilidade de realização de convênio para implantação do Ligado – Serviço Especial Conveniado. Trata-se de um transporte diferenciado e gratuito para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida severa para deslocamentos expressos, do tipo “porta a porta”. O serviço já existe desde 2009, por meio de parceria entre a EMTU/SP e a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

            Também participaram da reunião, Eudice Leite, assessor parlamentar do deputado estadual Cauê Macris (PSDB) e do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), representantes da EMTU e do STA (Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Coletivo Alternativo).

            Alexandre Breviglieri, gestor da EMTU, explica que Capivari ainda não tem esse serviço de transporte para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida porque não faz parte da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “No caso de Capivari não podemos atender ainda, porque a EMTU precisa ter um planejamento para atender as necessidades dos municípios. Vale lembrar que esse projeto tem que ser firmado através da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo”, relata.

            Para Bruno Barnabé (PPS), Capivari perdeu alguns benefícios, inclusive o Ligado,  por estar fora da RMC. “Muitos benefícios Capivari teria conseguido com sua inclusão na RMC, como por exemplo, a implantação do Ligado”, comenta.

            O vereador lembra que a Diretoria Regional de Ensino de Capivari atende 7 cidades (Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Indaiatuba, Rafard, Mombuca e Rio das Pedras) e sugere uma comissão, composta por todos os participantes da reunião, com apoio dos deputados Macris para levar a questão à secretária estadual de Educação de São Paulo. “Proponho a todos os presentes nesta reunião, irmos até a secretária estadual de Educação em São Paulo para resolvermos esse impasse. A Diretoria Regional de Ensino fica em Capivari e atende mais 6 cidades. Dentre essas, o Ligado contempla somente Elias Fausto, Monte Mor e Indaiatuba, mas não atende Capivari, que é a sede da Diretoria”, ressalta.

            Uma nova reunião deverá acontecer no mês de fevereiro, na Secretaria do Estado  da Educação, na capital paulista, a fim de reivindicar, junto à secretária, a implantação do Ligado na rede pública municipal de ensino de Capivari. “No próximo mês iremos juntos, eu e o secretário de Educação, Nadir Assalin, à Secretaria de Estado da Educação, solicitar a implantação do projeto Ligado em nosso município”, afirma.

BRUNO_REUNIÃO_EMTU