A ONDA DE VIOLÊNCIA EM CAPIVARI E NO MUNDO…
Vivemos nestas semanas algo atípico em nossa cidade, a violência em cadeia , com assaltos a residência e estabelecimentos comerciais , causam medo ,a uma população acostumada a uma vida mais tranquila ,como é o caso de Capivari , uma cidade aparentemente calma , apesar dos problemas que todas as cidades tem , mas, que vive um momento de atenção .
A atenção de todos, das autoridades, da administração, e o cuidado do cidadão em geral , quando ver algo estranho em seus bairros e ruas , acionar o poder publico, a policia preventiva para checar o que está acontecendo. A união de todos, ajuda a combater a criminalidade e evita roubos, e invasão acidental de casas e comércios, junto com a ajuda das policias, cada uma em sua área, nas rondas preventiva ,o aumento do efetivo policial ,além do cuidados com as população mais vulneráveis a violência , pois a ação é muita rápida , os roubos não são feitos ao caso , tem toda uma logística e planejamento por partes dos participantes desta ação .
A onda de violência em nossa cidade é parte da violência que vem de uma serie de problemas sociopolítico-econômico em nível mundial, assolados pela ilegalidade e uso de substâncias fitológicas e químicas , e que vão se alastrando por todos os lugares ,inclusive a nossa cidade , que ,no contexto, sofre as consequências de um mundo mais violento , onde perde-se os valores sociais e o respeito as pessoas , em busca do enriquecimento ilícito em todos os níveis . Temos, além disso, outros problemas mais graves, que levam as pessoas a estas praticas condenáveis.
O que fazer? … Só resta como alternativa ,a prevenção , pela educação, orientação , e cuidados por parte da população ,quanto a vulnerabilidade das ruas , em termos de andar com a atenção triplicada , acionar ajuda em caso de coação , e evitar de enfrentar os invasores no corpo a corpo ,pois leva desvantagem ,pois eles estão armados e a população , na maioria das vezes, não estão. As autoridades além de prevenir, tem que tomar atitudes, no sentido de preparar batalhões de combates a essa “guerra civil” que assola vidas , feri pessoas ,e causa grandes prejuízos a população em geral . É uma guerra, temos que ter uma ação e combater isso, antes que o pior aconteça… Morra pessoas inocentes e pais de família, tentando defender os bens que lhe pertence.
A onda de violência em Capivari não é diferente de outros lugares , é preciso cuidar agora ,que ainda pode ser feito algo , por todas as forças de poder e população em conjunto visando uma cidade mais humana , menos violenta , em que possamos recordar os velhos tempos ,em que cadeiras na calçadas e pessoas conversando à porta , era uma cena comum ,não só de Capivari , mas ,principalmente das cidade do tamanho de nosso porte . Não percamos a esperança… Unidos, jamais seremos vencidos.
Pare e reflita: Baseado no fato que gerou a morte do cinegrafista de uma TV que estava cobrindo uma manifestação publica ,devido a um rojão que lançaram-lhe no rosto , aqui no Brasil , nestes tempos ; é uma outra via ,onde a violência se manifesta , entre muitas existentes .
Então, Não adianta mudar governos , a política e políticos, , é preciso mudar a consciência popular, pois estes atos de violência vem do meio das massas populares ,e isso é o pior… assim como os roubos são formação especializadas de quadrilhas organizadas … S.O.S humanidade ! o grau de violência pelo mundo é muito alta , vai além das fronteiras de um pais ou cidade… e, pela história ,vemos o drama da raça humana ,ao longo dos tempos.. A crucificação de Jesus Cristo, é um exemplo do grau de violência de uma época que leva-nos ao império Romano, a milênios atrás .
RONEI BOSSOLAN,
ECONOMISTA, FILÓSOFO, E PROFESSOR DE IDIOMAS DO BOSSOLAN´S ENGLISH COURSE.