Capivari:A juventude capivariana nua e crua, no WhatsApp.
O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens que permite que um usuário troque mensagens entre si sem ter que pagar por um SMS já que o aplicativo usa o plano de dados de internet, normalmente usado para e-mails e navegação em geral.
Além das mensagens de texto, o usuário pode compartilhar vídeos fotos e criar grupos fechados dedicados a um assunto especifico sem custo.
No mundo o WhatsApp se tornou conhecido após ser vendido para a maior rede social do mundo, o Facebook, por mais de dezesseis bilhões de dólares.
Diferente do Facebook, o WhatsApp é algo mais privado porém sem a mesma moderação (Filtro de conteúdo), nele vídeos e fotos são compartilhados entre os grupos e usuários independente do conteúdo, talvez por isso ele seja o reduto escolhido por garotas de Capivari, Rafard, da região e do mundo para se despir e se exibir em poses sensuais e bem longe dos olhares dos pais.
Só em Capivari, existe mais de trinta casos de garotas que tiveram suas fotos e vídeos compartilhados pela rede, são elas oriundas de várias vertentes sociais e na maioria dos casos menores de idade. Destes casos houve dois registros de Boletim de Ocorrência junto a Policia Civil para apurar suspeitas de uso indevido de imagens.
Para entender melhor o que pensa e o que buscam essas garotas e como os pais deveriam agir para minimizar o impacto de tais comportamentos dentro do contexto familiar, tentamos ouvir alguns profissionais especializados em comportamento, mas não logramos êxito, os especialistas convidados preferiram não opinar sobre o assunto.
Mas analisando a sociedade de hoje, é simples compreender a necessidade que as pessoas têm de aparecer, já que para nós, quem aparece tem maiores chances de sucesso e como a sociedade que julga é a mesma que aplaude, as pessoas ignoram alguns preceitos morais na busca pela visibilidade.
E tanto a sociedade responde positivamente a alguns desses casos, que temos vários exemplos de pessoas que viraram personalidades após fatos como esses, é o caso da “modelo” Geisy Arruda, a atriz Carolina Dieckmann cujo caso originou a Lei Carolina Dieckmann que acrescenta artigos ao Código Penal especificando que invadir computadores ou outros dispositivos eletrônicos – conectados ou não à internet – é crime sujeito a prisão e multa.
É evidente que nem todo respaldo é positivo, presidentes, governadores, senadores primeiros-ministros e pessoas do mundo inteiro já foram prejudicadas de maneira incondicional ao serem expostos na rede de maneira inadequada.
O que está acontecendo em Capivari é o reflexo do ocorrem no país inteiro, pois existe uma busca desenfreada pela fama e pelo sucesso de maneira rápida, assim a internet e o mundo virtual se tornaram um alia do para meninas que sonham e ser modelo e atingir a fama, nem que para isso elas acabem se tornando vítimas de exposições e de situações vexatórias.
Aos pais, cabe acompanhar a vida dos filhos, não da para ficar totalmente aquém das novas tecnologias, da forma como a juventude se desenvolve e a forma como a sexualidade se apresenta na vida deles. Não estamos mais nos tempos das cartas, onde era muito simples intercepta-las e acompanhar o que as pessoas diziam uma para a outra.
Agora tudo é instantâneo e os fatos, vídeos e fotos estão por aí, ninguém mais está escondido, as coisas acontecem e no mesmo instante já está na rede, disponível para quem quiser acessar e compartilhar.