Capivari:Valdir da farmácia cobra fim da incidência irregular de INCRA sobre imóveis urbanos
Vereador diz que é hora do prefeito acabar com essa ilicitude e cobrar IPTU dos grandes donos de terras na cidade
O vereador Valdir Antônio Vitorino, Valdir da Farmácia (PROS) cobrou do Poder Executivo fim da incidência de INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sobre imóveis localizados dentro da área urbana de Capivari.
A cobrança se deu na Tribuna Livre da 7ª Sessão Ordinára do Legislativo, na segunda-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Capivari.
O vereador ainda entrou com requerimento nesta semana, cobrando da Prefeitura informações sobre o número de imóveis, que pagam INCRA e que estão no perímetro urbano do município.
Valdir da Farmácia (PROS) afirma que Capivari tem déficit habitacional muito grande enquanto terrenos improdutivos na área urbana pagam INCRA, quando deveriam pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Para o parlamentar, a concentração de imóveis nas mãos de alguns proprietários está impedindo a vinda de investidores imobiliários, que poderão fomentar o crescimento de Capivari. “Queremos a vinda de investidores de imóveis. Hoje há financiamentos e as famílias podem adquirir seu imóvel”, fala o vereador.
O parlamentar cita o exemplo de bairros, onde um único dono é proprietário de grandes terrenos, apenas valorizando no mercado imobiliário e que comportariam cerca de 300 casas. “Há muitas famílias de Capivari que precisam de uma casa pra morar, enquanto há imóveis improdutivos, concentrados na mãos de pouca gente, apenas valorizando no mercado, sem utilidade nenhuma”, comenta.
Para o vereador, o poder público tem que tomar as devidas providências e acabar com essa ilicitude. “O prefeito e os vereadores têm que lutar pelo fim dessa incidência ilícita de INCRA sobre imóveis urbanos e dar início à construção de loteamentos e casa própria na cidade, para o fim da especulação imobiliária”, completa.