A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES

O QUE É TREINAMENTO?

Na visão de CHIAVENATO (1999, p.295) “treinamento é o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais”, sendo que o autor destaca ainda a importância de que o treinamento esteja relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Uma vez que a orientação do treinamento é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidos nas atividades exercidas.

Assim, o que oportunizará a empresa promover o desenvolvimento das pessoas é o fato de ter clareza de suas pretensões futuras junto aos seus colaboradores, ou melhor, dizendo, ter planos de carreiras definidos e alinhados com a estratégia da organização, bem como com o perfil dos referidos colaboradores, buscando a efetiva aprendizagem.

Portanto, um treinamento de qualidade contribui para um melhor desempenho dos colaboradores nos processos produtivos proporcionando maior possibilidade de maximização dos resultados para a organização. Dessa forma, podemos concluir que os custos do treinamento não devem ser considerados como despesas, mas, como investimentos, cujo retorno é compensador para a organização.

Treinar, capacitar, formar profissionais competentes não é apenas lhes transmitir informações e proporcionar-lhes conhecimentos e habilidades naquilo que desempenham. É, sobretudo, dar formação básica para que desenvolvam suas  próprias ideias, soluções e principalmente novos conceitos a fim de que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes e consequentemente mais valiosos.

E sendo assim o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados dos negócios.

Treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, às organizações e aos clientes. Porém, com isso ocorre o enriquecimento do patrimônio humano das organizações.

Ainda segundo CHIAVENATO (2010, p. 367) ”há uma diferença entre Treinamento e Desenvolvimento de pessoas embora seus métodos sejam similares e ambos constituem processo de aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente. Treinamento é orientado para o presente focando o cargo atual e buscando melhorias nas habilidades e competências relacionadas ao desempenho imediato, enquanto que Desenvolvimento de pessoas focaliza em geral os cargos a serem ocupados futuramente nas organizações e as novas habilidades e competências que serão requeridas”.

De acordo com NERI (1999, p. 46) há um conjunto de requisitos exigidos de um individuo para a realização de uma tarefa, são os chamados “perfis profissiográficos”. Esses perfis foram, durante muito tempo, a base para todo o trabalho de recursos humanos, que se utilizava da psicometria para a aferição científica do perfil e das pessoas, tanto para identificação do “homem certo no lugar certo” como para a identificação de necessidades de treinamento.

Portanto, identificar o perfil de cada profissional é fundamental para que a organização possa proporcionar-lhe um treinamento adequado ao seu perfil e dessa forma extrair o melhor possível de seus colaboradores em busca de melhores resultados.

De acordo com a ISO 10015, o treinamento deve ser planejado e desenvolvido para atingir, entre outros, os seguintes resultados estratégicos:

  • Aumentar a produtividade, as vendas, o lucro, o retorno do investimento;
  • Reduzir custos, desperdícios, acidentes, rotatividade do pessoal, e
  • Melhorar continuamente a Gestão da Qualidade.

Depois de conhecer o diagnóstico e definir um prognóstico da organização, o processo de treinamento deve necessariamente obedecer a um ciclo.

BENEFÍCIOS E RESULTADOS

             As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações, desde o principal executivo ao mais simples operário, cada um tem a sua importância para a organização, são elas que fazem as coisas acontecer. Se forem proativas, ágeis e empreendedoras e obtiver um treinamento adequado e bem executado estarão preparadas para encarar os desafios da concorrência globalizada e em constante evolução.

Neste contexto podemos afirmar que o treinamento quando bem planejado e bem elaborado poderá proporcionar eficiência e eficácia na execução do trabalho permitindo melhor qualidade, custo e produtividade bem como maior satisfação do cliente e em consequência maior competitividade no mercado.

O desenvolvimento de pessoas por sua vez, é um processo mais amplo que permite que as pessoas tenham um conceito mais abrangente considerando não só a missão da empresa, mas também a sua visão e o mercado onde está inserido, bem como as mudanças e crescimento desse mercado e da própria organização.

Segundo CHIAVENATO (2010, p.358) o treinamento pode proporcionar diversos benefícios interno e externo, tais como:

Benefícios Interno:

  • Melhorias da eficiência dos serviços;
  • Aumento da eficácia nos resultados;
  • Criatividade para inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado;
  • Melhor qualidade de vida no trabalho (QVT);
  • Maior qualidade e produtividade;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Valor agregado.

 Benefícios Externo:

  • Maior competitividade organizacional;
  • Assedio de outras organizações aos colaboradores da empresa;
  • Melhoria da imagem organizacional

 Deste modo, é evidente que produtos e/ou serviços que tem um grau de complexidade maior para a sua fabricação e/ou prestação de serviços necessita de pessoas mais bem preparadas.

Ainda, tão importante quanto à preparação das pessoas para lidar com níveis de complexidade maiores no trabalho, que na atual conjuntura tem estreito relacionamento com aspectos tecnológicos, também é o fato de buscar excelência nos produtos fabricados e/ou serviços prestados, uma vez que estamos inseridos em um cenário extremamente competitivo e exigente.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho em questão tem como objetivo principal responder a seguinte pergunta: Qual a importância do treinamento para a empresa, bem como para a vida pessoal e profissional do(s) colaborador(es)?

Baseado na teoria e nos temas abordados pela pesquisa pode-se considerar através de estudos que as organizações estão ampliando suas iniciativas de treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores para que desempenhem suas funções com mais responsabilidades, desempenho e eficácia. Sendo que para as organizações o processo de treinamento é monitorado, visando sempre sua eficácia.

De acordo com a Norma ISO 10015, podemos concluir que treinamento é um investimento e não uma despesa para as organizações. O objetivo do treinamento é para viabilizar a melhoria contínua, tendo como objetivo geral, ajudar as organizações a tornar seu treinamento um investimento mais eficiente e eficaz para o sucesso das organizações e também de seus colaboradores.

Com investimento em capacitação será oportunizado o estímulo e o interesse nos colaboradores para a aprendizagem, visando aprimorar postos de trabalho já ocupados e/ou ocupar novos cargos dentro das organizações, ainda, este fato proporcionará crescimento profissional e pessoal, além de estarem sendo valorizados pelas organizações.

Uma das formas de treinamento que podem ser adotadas pelas organizações que era um dos objetivos específicos dessa pesquisa, é o treinamento in company, uma modalidade de trabalho elaborado a partir do levantamento das necessidades específicas das corporações e executado por uma equipe especializada, responsável por atender e acompanhar todo o projeto.

Os cursos de educação profissional previstos na LEI 9.394/96 tambem são formas de treinamentos que podem ser adotados pelas organizações.

Outro objetivo específico dessa pesquisa foi analisar a importância da criação de mecanismos para a avaliação da qualidade dos treinamentos e seus resultados, sendo que a norma ISO 10015 tem a função de fornecer diretrizes que possam auxiliar uma organização a identificar e analisar as necessidades de treinamento, projetar e planejar o treinamento, executar o treinamento, avaliar os resultados do treinamento, monitorar e melhorar o processo de treinamento, de modo a atingir seus objetivos. Esta norma ISO foi apresentada neste trabalho e enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornar seu treinamento um investimento mais eficiente e eficaz.

Assim será até mesmo possível que se interessem por fazerem cada vez mais treinamentos e se prepararem para serem melhores e eficientes no que fazem, podendo ser oportunizado, até mesmo atingirem o topo da pirâmide.

Existem algumas empresas que tem até escola para treinarem seus colaboradores para melhor atender suas necessidades, como por exemplo, indústrias automobilísticas, conforme caso apresentado.

No contexto geral o treinamento é fundamental para o desenvolvimento das organizações e de futuros colaboradores de sucesso, isto gera grande reflexo tanto na vida profissional como na vida pessoal, onde quando a tendência natural é que quanto maior for a visibilidade oportunizada a estes, maior será seus envolvimentos.

Colaboradores satisfeitos fazem toda a diferença dentro de uma organização, pois certamente seus comportamentos refletem nas atividades desempenhadas, e por consequência, na eficiência e eficácia proporcionadas.

Por fim, destacamos que o treinamento e o desenvolvimento se constituem como fatores de extrema importância tanto para o desenvolvimento das organizações, quanto para o desenvolvimento dos colaboradores, em suas vidas pessoais e profissionais, pois com capital cultural e cognitivo (inclui o conhecimento técnico) mais apurados, certamente teremos pessoas e consequentemente organizações mais bem preparadas para as exigências e desafios de uma sociedade globalizada.

Por: Amilton Alves de Souza e  Alessandra Alves

cmt Amilton