BRASIL S/A

Caminhando pelas ruas da metrópole percebo que Sampa nunca mais será a mesma e a Avenida Paulista com sua quantidade de pessoas que não se conhecem e que andam correndo para se chegar a nada.

Carros apressados mostram que a copa do mundo vai cegar a muitos e que o que interessa é como dizia o craque Gerson: “Levar vantagem em tudo, certo”.

Por essas e por outras o brasileiro continua sendo enganado, mas parece que surge uma “vibe” nova no ambiente e que os movimentos sociais, redes sociais e outras estão fazendo uma movimentação que as autoridades não andam conseguindo administrar.

Nunca tão poucos fizeram tanto por tantos se o Brasil levar o caneco. Será que está tudo armado?

O Brasil é um país complexo e cheio de pessoas que acreditam que temos uma esperança de sermos um dos players mundiais e podermos influenciar as mudanças mundiais. Será?

Caminhando pelo sudoeste de Goiás percebo que existe um Brasil que o Brasil não conhece e que cada dia é uma surpresa nesse país aonde apesar de coisas modernas a dengue se apresenta de maneira inconteste em todo o país as vésperas da copa. Será que teremos a copa da dengue?

Cazuza, um grande brasileiro, canta: “Brasil qual é o seu negócio, o nome do seu sócio e respondo na lata: Padrão FIFA.”.

Sendo assim nos resta bebericar uma Brahma, dona da Budweiser (quem diria!!) e torcer para que caiamos na real.

Se isso acontecer poderíamos deixar de acreditar em governantes que se acham acima do bem e do mal e que podem continuar a nos fazer de bobos da corte e lutar para uma saída honrosa a todos.

Transportes coletivos em quantidade e com qualidade, mais estudantes e professores qualificados, saúde, casas dignas, comida e tudo no padrão FIFA.

Seria pedir demais? Já que dizem que Deus é brasileiro ele poderia nos tirar do torpor e nos fazer entender que políticos que ficam jactando que trouxeram algo para nossa cidade e o fizeram com o dinheiros dos nossos impostos e que sempre somos nós que pagamos a conta.

Não acreditem que vão nos dar nada de graça e se quisermos o famoso padrão FIFA teremos que conquistar o mesmo nas urnas, na infraestrutura, na saúde, educação, etc. com muita luta, cobrança e fundamentalmente estratégia de sociedade anônima.

Já pensou os times de futebol com estruturas de S/A com padrão FIFA?

 

 

e – Robson Paniago é Administrador Tecnológico & Social

e-mail: robson.paniago@fgv.br e robsonpaniago@hotmail.com