Capiavri: Obra da UPA recomeça na próxima segunda-feira

Trabalhos na Unidade de Pronto Atendimento estão parados há um ano; projeto recebeu quatro aditivos e é retomado pela atual Administração

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, retoma a obra de construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Jardim São Pedro, na próxima segunda-feira, 12. O projeto tem conclusão prevista para 15 de novembro.

“Fazemos cinco mil atendimentos no Pronto Socorro e precisamos focar na melhora da qualidade do serviço. Isso será atingido com a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a possibilidade de direcionar a demanda do Pronto Socorro da Santa Casa para lá”, afirma a secretária da Saúde, Eliane Piai.

Orçada em R$ 1.569.904,53, a UPA – 24 horas prestará atendimento clínico geral e pediátrico, disponibilizando dois médicos por plantão, além dos trabalhos de enfermagem, laboratório, raio-X e serviço de apoio.

A paralisação da obra completou, neste mês, um ano. “Houve a necessidade de solicitar um aditivo de obras e serviços, em agosto de 2012. O processo não foi concluído por recursos indisponíveis”, explica a secretária de Planejamento e Obras, Joceli Angelin Cardoso. Ela lembra, ainda, que a falta de pagamento fez com que a empresa responsável pela obra não retomasse os serviços.

“Queremos a inauguração da UPA para janeiro de 2014. Entregamos um prazo de três meses para a conclusão das obras”, reforça o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS). Ele destaca que as obras serão retomadas a “todo vapor”, visando a conclusão, principalmente, para oferecer aos munícipes dignidade no atendimento. “A Saúde é um alvo constante. Desde os anos em que atuamos na Câmara de Vereadores, lutamos pela conquista de recursos”, afirma.

O prefeito adianta que os equipamentos para a UPA serão adquiridos por meio de recurso do Governo do Estado. “Após a conclusão da obra, receberemos o recurso para aquisição dos equipamentos”, explica.

UPA

As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de Atenção à Urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço

Obra da UPA recomeça na próxima segunda-feira